Pular para o conteúdo principal

Seu filho consegue identificar suas emoções?

Todos que possuem o convívio diário com crianças, sejam elas filhos, sobrinhos, netos etc, frequentemente se deparam com episódios onde os pequenos, por não saberem identificar e/ou lidar com suas emoções, acabam entrando em colapso!

Atire a primeira pedra aquele que nunca ficou perdido ao ver uma criança chorando desolada, ficando com raiva “sem motivo” ou ainda batendo no amiguinho.

Mas calma! Para tudo nesta vida temos uma solução !

Quando passei a tentar identificar o motivo pelo qual um filho meu chorava fora do contexto ou ainda  me respondia de forma descontrolada, consegui lidar muito melhor e diminuir a frequência com a sua quais os momentos de “chilique” aconteciam !

Como eu fiz?

Comecei a trabalhar com eles, em formato de brincadeira, como são e o que traz cada emoção!

Por exemplo:

Miguel acordou muito cedo naquele dia.
Às 19h começou a chorar por qualquer motivo, nada estava bom!
Vamos comer? Ele chorava
Vamos tomar banho? Ele chorava
Vamos brincar ? Ele chorava

Cansada de um dia inteiro de trabalho, acordada desde às 5 da manhã, em um primeiro momento eu só queria que aquilo terminasse e fui me contaminando com o mimimi dele!

Daí antes de incorporar a exorcista que há em mim {que eu tenho certeza que você tem também}, peguei uma folha de papel, fiz um circulo gigante e desenhei uma cara de cansada.

Mostrei para o Miguel e perguntei:
Como está essa carinha?

Ele prontamente respondeu: Cansada, mamãe !

Respondi: Sim! É assim que a mamãe está hoje! E você? Desenha como você está?

Ele pegou a folha e desenhou uma carinha parecida com a minha mas ainda com os olhos fechados e disse:
Minha carinha está cansada e com sono !

Ótimo! Identificamos o que era aquele incômodo!

Expliquei pra ele a importância de se observar o que a sensação do sono estava dando a ele. E ele respondeu: Estou muito cansado e quero dormir!

Tomou banho e foi parando de chorar, jantou quase dormindo no prato e foi dormir mais calmo e feliz!

Entendem a importância?

Você já fez algo assim com os seus?
Conta pra mim a sua experiência? Tenho certeza que cada ideia conta e que sempre vale a pena compartilhar !!!

O que? Você nunca pensou nisso antes?

Pois então clica no link abaixo e faz o download gratuito do esqueminha no formato A4 que eu fiz e estou disponibilizando para vocês:

Identificando as emoções

Em formato de brincadeira  fica ainda mais fácil fortalecer o emocional dos nossos pequenos aprendizes!

Gostou? Compartilhe com suas amigas ! Marque uma mãe que precisa saber disso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio da Semana: Sentar e Levantar da Cadeira

Semana nova começando e, com ela, mais uma pequena meta chegando!!!  A ideia do  #focanameta  é que, a cada semana, consigamos inserir metas simples em nosso dia a dia e, desta forma, conseguirmos alcançar nossos objetivos de um jeito leve e constante. Para esta semana eu quero que você faça uma atividade que eu tenho certeza que você já está acostumada, mas agora vai fazer em formato de exercício! Vamos de Senta e Levanta na Cadeira ? Como vai funcionar?  A ideia é sentar e levantar 50 vezes ao dia, todos os dias da semana! Preciso fazer as 50 de uma vez? Claro que não! Você pode dividir pelo seu dia! Posso fazer mais que 50 vezes? Pelo menos 50! Se fizer mais, me conta depois quantos você fez! . O que eu ganho fazendo esta atividade? - Bumbum durinho - Pernas fortes - Calorias eliminadas Vale desafiar uma amiga? Claro que sim! Marque uma amiga nos comentários e chame ela pro desafio. E aí? Todo mundo pronta pra começar?  Qu...

Papo de Profissional: Saiba tudo sobre o Café !

Por Cleide Zago - Técnica de Alimentos e Bebidas O Brasil é o maior produtor de café do mundo, lógico que não como na época do Brasil Colonial, onde Senhores de Fazenda utilizavam mão de obra escrava ou colona e viam-se fazendas de café por todos os cantos, mas ainda estamos no topo da lista de produção. O café, assim como chás e refrigerantes a base de cola (todas as bebidas com cafeína) estão no topo da lista de bebidas mais consumidas no mundo. Como produzimos, é claro que existem várias pesquisas sobre os benefícios e malefícios do consumo da bebida. Tanto que a  Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui o núcleo de estudo 'Café e Saúde' e a revista 'O Café e a Saúde Humana'.  http://www.sapc.embrapa.br/.  Além da Embrapa, existem Universidades e outros Institutos que tem como base de estudo o café. Além da famosa cafeína, o café também tem potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no g...

Papo de Profissional : Sódio: o grande vilão da vez!

Por Cleide Zago - Técnica de Bebidas e Alimentos Não é de hoje que assistimos matérias na TV, lemos em jornais e revistas, acessamos sites e a informação é: excesso de sal faz mal a saúde . Você sabe por que atacam tanto este “vilão” tão bonitinho que encontramos na tabela periódica como Na? Quando consumimos a quantidade de sódio acima do limite recomendado que é de 500 mg/dia. Podemos desenvolver doenças como: hipertensão arterial, problemas renais, arritmia e infarto. Então este é um ótimo motivo para existir este alerta! O Sódio é utilizado na forma de Cloreto de Sódio – NaCl (Sal de cozinha) há mais de 5000 anos, os egípcios utilizavam para manter alimentos conservados, já que o sal desidrata o alimento (característica osmótica) e sem água, micro-organismos como bactérias não se proliferam rapidamente. Somente no século XX foi utilizado como tempero. A questão é que ainda nos dias de hoje, o sódio é extremamente eficiente na conservação, e por isso que alimen...