Pular para o conteúdo principal

Sobre filhos e lápis quebrado

 Filhos e o lápis quebrado.








Miguel veio até mim ontem com cara de choro e disse:

“Mamãe, sem querer sentei no meu lápis e ele quebrou...

Resolve pra mim?”

Respondi que ele agora poderia ter dois lápis e já ia pegando um apontador pra fazer 2, de 1, quando ele segurou minha mão e disse:

“Não quero dois mamãe, eu trouxe o lápis pra você consertar pra mim!”

Enquanto pegava uma fita e tentava juntar as duas partes do lápis, fiquei refletindo no quanto os nossos filhos depositam na gente a confiança para resolver os problemas deles.

Foram dois sentimentos:

- Ele confia em mim pra resolver 

- Ele nem se esforçou pra descobrir um caminho pra resolver porque sabia que eu o faria.

Hoje, sendo só um lápis quebrado, fica bem fácil de resolver, mas, amanhã, na vida real, não vai ser bem assim que as coisas vão acontecer ...

A gente tem a mania de querer resolver tudo pelos nossos pequenos. E isso vai criando pessoas extremamente dependentes de nós!

Isso NÃO É SAUDÁVEL!

Mas Lia, que mal tem? Eles vão crescer logo, essa fase vai passar...

Quantos adultos vocês conhecem que vivem limitados por terem tido tudo na mão desde sempre? 

Vocês acham que ficaram assim depois de adultos? Ou tiveram uma infância com muitas facilidades e concessões?

Precisamos entender que criamos os nossos filhos para o mundo e não para nós.

Desenvolver a autonomia deles fará com que, na fase adulta, eles se lembrem com carinho de como foi você que os guiou nesse caminho!

Que foi você que deu as ferramentas que os fizeram capaz de crescer e florescer na vida...

Foi você que os ajudou, mas foram eles que fizeram...

Pense nisso!

(Ah! E no próximo lápis que quebrar, Miguelito vai ganhar uma aula de como arrumar um lápis com uma fita ao invés de um lápis já arrumado , porque, assim como vocês, também estou na luta para melhorar a cada dia!).


Agora conta pra mim, o que você tem feito pelos seus filhos que eles podiam claramente já estar fazendo sozinhos?


Comenta aqui 👇🏻


#filhos #focadinhos #maternidade #papodemae #maternidadereal #focanabalanca #focanabalança #autonomia #crianças #maes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexões a cerca da maternidade - Parte 2 !

* Querida amiga que me lê agora, prepare o lencinho ! * (Se ainda não leu, a parte 1, está aqui ) Quando engravidei do Miguel eu tinha MUITO medo. Medo de não ama-lo como eu amo Henrique... Medo de que nunca mais teria um tempo só meu e do Henrique... Medo da nova organização que a minha vida teria que tomar... Como já mencionei aqui, emagreci 13 kg para engravidar do Miguel . A gestação foi linda, engordei esses mesmos 13 que tinha perdido e fui uma grávida MUITO ativa ! Fiz yoga, caminhei, me preparei com Pilates, enfim, tudo o que estava ao meu alcance para ter uma gestação saudável e um parto normal eu fiz ! Ah sim, porque dessa vez eu estava decidida e preparada para conseguir parir o meu filho da maneira mais natural possível. A Carla, que publiquei o depoimento de sucesso no emagrecimento ontem, havia parido o filho dela naturalmente, no ano anterior ao nascimento do Miguel e a presença dela na minha vida foi essencial nesse trajeto. Tenho qu

Desafio da Semana: Foca na Bunda Dura

Foca na Bunda Dura é o que eu quero pra você nessa semana! E, pra isso, eu quero que você faça: 20 agachamentos ao acordar e 30 agachamentos antes de dormir! Durante a semana você vai somando todos que fizer e vai comentando aqui no post! Todas aquelas que cumprirem o desafio e realizarem de hoje até domingo, 50 agachamentos por dia (350 na semana) vão ter direito à um brinde especial da Foca ❤️ Atenção! Se você já pratica alguma atividade física, não vale contabilizar agachamentos do treino regular! Só vão valer aqueles que você fizer sozinha! O que eu ganho com isso? 🔺Pernas fortes 🔺Bunda dura 🔺Melhora na sua autoestima 🔺Calorias a menos Vale desafiar uma amiga? 🔺 Claro que sim! Marque uma amiga nos comentários e chame ela pro desafio. Não sabe como realizar o movimento corretamente? Então dá uma olhada no vídeo abaixo: E aí? Todo mundo pronta pra começar? Quem decidir entrar no desafio e quiser aparecer em nosso perfil, basta postar em seus

Música e Motivação no Treino

Escutar a sua música favorita sempre te trás bons sentimentos não é mesmo? Agora que tal aliar esses bons sentimentos à sua prática de exercícios diária? Uma boa playlist pode ser a responsável por não deixar você abandonar os últimos minutos de atividade ou ainda pode fazer com que você se dedique mais a cada vez que “aquela favorita” entra na sequência! Hoje mesmo, na volta da corrida, o que segurou meu ritmo foram as músicas que tocaram enquanto os últimos quilômetros chegavam … Pra correr, eu sempre prefiro ouvir rock, funk ou eletrônico e organizar a sequência delas de acordo com a quilometragem pretendida faz toda a diferença! Sei que muita gente prefere se exercitar em silêncio e até entendo a necessidade de estar “aqui e agora” para alguns tipos de modalidades mas é inegável o quanto você é empurrado ainda mais se estiver envolvido com um som empolgante! Você tem uma playlist favorita? Treina com ou sem música? Se sim, qual tipo? Conta aqui pra mim nos comentários! #treinocommu