Pular para o conteúdo principal

Papo de Nutricionista: Você sabe a diferença entre DIET e LIGHT?

Por Silvia Marques de Lima - Nutricionista

Atualmente temos o hábito de consumir produtos diet e light, porém muitas pessoas desconhecem o que define um produto diet e um produto light, não é mesmo?

Assim, entender a diferença entre um e outro torna-se fundamental para indivíduos diabéticos, pré-diabéticos, em tratamento para emagrecer ou até mesmo manter o peso.

Então, vamos lá:

Produtos DIET: são aqueles que não possuem um ou mais ingredientes em sua composição, atendem às necessidades físicas, metabólicas, fisiológicas e/ou doenças específicas, tais como:

- Ausência de açúcar (sacarose, mel, glucose): é indicado para diabéticos.

- Ausência de gordura: indicado para pessoas com problemas de colesterol.

- Ausência de sal: indicado para os hipertensos.

Mas, muito cuidado com esses produtos, pois quando excluem o açúcar (sacarose) muitos compensam na gordura para conservar a consistência e o sabor do mesmo, consequentemente aumentará a densidade calórica quando comparados aos não-dietéticos. 

Um exemplo: o chocolate!!!

Obs.: Produtos diet produzidos no Brasil podem apresentar no rótulo expressões como: “sem”, “isento de”, “não contém”, “zero”, etc.

Produtos LIGHT: são aqueles que apresentam redução de, no mínimo, 25% de um de seus ingredientes, como açúcar, gordura, colesterol, sódio, etc., sendo indicados para pessoas que controlam a ingestão de calorias.

Lembrando que, alimentos light onde a quantidade de gordura foi reduzida são melhores à saúde do que os tradicionais, como leite, iogurte, requeijão, queijo, maionese, creme de leite entre outros. 

Existem produtos light que também são diet: é o caso do iogurte natural, este é considerado light por ter reduzido teor de gordura e é diet porque não tem açúcar.

DICA: Fique atento ao rótulo dos alimentos, pois muitas vezes a troca dos produtos convencionais por diet ou light não favorecem o indivíduo por estar fazendo substituições erradas sem estar de acordo com seu real objetivo.

Além disso, não podemos esquecer que esses produtos específicos (diet e light) costumam ser mais caros que os convencionais.

Portanto, procure um profissional especializado para esclarecer suas dúvidas!!!

Até o próximo post,
Silvia Marques de Lima
Nutricionista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio da Semana: Sentar e Levantar da Cadeira

Semana nova começando e, com ela, mais uma pequena meta chegando!!!  A ideia do  #focanameta  é que, a cada semana, consigamos inserir metas simples em nosso dia a dia e, desta forma, conseguirmos alcançar nossos objetivos de um jeito leve e constante. Para esta semana eu quero que você faça uma atividade que eu tenho certeza que você já está acostumada, mas agora vai fazer em formato de exercício! Vamos de Senta e Levanta na Cadeira ? Como vai funcionar?  A ideia é sentar e levantar 50 vezes ao dia, todos os dias da semana! Preciso fazer as 50 de uma vez? Claro que não! Você pode dividir pelo seu dia! Posso fazer mais que 50 vezes? Pelo menos 50! Se fizer mais, me conta depois quantos você fez! . O que eu ganho fazendo esta atividade? - Bumbum durinho - Pernas fortes - Calorias eliminadas Vale desafiar uma amiga? Claro que sim! Marque uma amiga nos comentários e chame ela pro desafio. E aí? Todo mundo pronta pra começar?  Qu...

Papo de Profissional: Saiba tudo sobre o Café !

Por Cleide Zago - Técnica de Alimentos e Bebidas O Brasil é o maior produtor de café do mundo, lógico que não como na época do Brasil Colonial, onde Senhores de Fazenda utilizavam mão de obra escrava ou colona e viam-se fazendas de café por todos os cantos, mas ainda estamos no topo da lista de produção. O café, assim como chás e refrigerantes a base de cola (todas as bebidas com cafeína) estão no topo da lista de bebidas mais consumidas no mundo. Como produzimos, é claro que existem várias pesquisas sobre os benefícios e malefícios do consumo da bebida. Tanto que a  Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui o núcleo de estudo 'Café e Saúde' e a revista 'O Café e a Saúde Humana'.  http://www.sapc.embrapa.br/.  Além da Embrapa, existem Universidades e outros Institutos que tem como base de estudo o café. Além da famosa cafeína, o café também tem potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no g...

Papo de Profissional : Sódio: o grande vilão da vez!

Por Cleide Zago - Técnica de Bebidas e Alimentos Não é de hoje que assistimos matérias na TV, lemos em jornais e revistas, acessamos sites e a informação é: excesso de sal faz mal a saúde . Você sabe por que atacam tanto este “vilão” tão bonitinho que encontramos na tabela periódica como Na? Quando consumimos a quantidade de sódio acima do limite recomendado que é de 500 mg/dia. Podemos desenvolver doenças como: hipertensão arterial, problemas renais, arritmia e infarto. Então este é um ótimo motivo para existir este alerta! O Sódio é utilizado na forma de Cloreto de Sódio – NaCl (Sal de cozinha) há mais de 5000 anos, os egípcios utilizavam para manter alimentos conservados, já que o sal desidrata o alimento (característica osmótica) e sem água, micro-organismos como bactérias não se proliferam rapidamente. Somente no século XX foi utilizado como tempero. A questão é que ainda nos dias de hoje, o sódio é extremamente eficiente na conservação, e por isso que alimen...