Por Silvia Marques de Lima - Nutricionista
Assim, entender a diferença entre um e outro torna-se fundamental para indivíduos diabéticos, pré-diabéticos, em tratamento para emagrecer ou até mesmo manter o peso.
Atualmente temos o hábito de consumir produtos diet e light, porém muitas pessoas desconhecem o que define um produto diet e um produto light, não é mesmo?

Então, vamos lá:
Produtos DIET: são aqueles que não possuem um ou mais ingredientes em sua composição, atendem às necessidades físicas, metabólicas, fisiológicas e/ou doenças específicas, tais como:
- Ausência de açúcar (sacarose, mel, glucose): é indicado para diabéticos.
- Ausência de gordura: indicado para pessoas com problemas de colesterol.
- Ausência de sal: indicado para os hipertensos.
Mas, muito cuidado com esses produtos, pois quando excluem o açúcar (sacarose) muitos compensam na gordura para conservar a consistência e o sabor do mesmo, consequentemente aumentará a densidade calórica quando comparados aos não-dietéticos.
Um exemplo: o chocolate!!!
Obs.: Produtos diet produzidos no Brasil podem apresentar no rótulo expressões como: “sem”, “isento de”, “não contém”, “zero”, etc.
Produtos LIGHT: são aqueles que apresentam redução de, no mínimo, 25% de um de seus ingredientes, como açúcar, gordura, colesterol, sódio, etc., sendo indicados para pessoas que controlam a ingestão de calorias.
Lembrando que, alimentos light onde a quantidade de gordura foi reduzida são melhores à saúde do que os tradicionais, como leite, iogurte, requeijão, queijo, maionese, creme de leite entre outros.
Existem produtos light que também são diet: é o caso do iogurte natural, este é considerado light por ter reduzido teor de gordura e é diet porque não tem açúcar.
DICA: Fique atento ao rótulo dos alimentos, pois muitas vezes a troca dos produtos convencionais por diet ou light não favorecem o indivíduo por estar fazendo substituições erradas sem estar de acordo com seu real objetivo.
Além disso, não podemos esquecer que esses produtos específicos (diet e light) costumam ser mais caros que os convencionais.
Portanto, procure um profissional especializado para esclarecer suas dúvidas!!!
Até o próximo post,
Silvia Marques de Lima
Nutricionista
Comentários
Postar um comentário