Pular para o conteúdo principal

Papo de Profissional: Probióticos fazem bem?

A Organização Mundial de Saúde define probióticos como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro” (FAO/WHO, 2001).

Encontraremos em sucos de frutas, suplementos em pó, preparações lácteas industrializadas, que se consumidos em doses certas favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e microrganismos indesejáveis.

Uma forma de essas bactérias protegerem a mucosa intestinal é metabolizar as fibras presentes e transformá-las em ácidos, diminuindo a concentração de bactérias patogênicas e putrefativas, que provocam doenças e gases.

Os probióticos aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, porque há um aumento dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos, além da absorção acrescida de cálcio e ferro. Proporciona o fortalecimento do sistema imunológico, através de uma maior produção de células protetoras e facilita a digestão da lactose.

A manutenção do equilíbrio da flora intestinal é muito importante para o nosso organismo e a ingestão de alimentos que proporcionem o desenvolvimento no intestino de bactérias saudáveis é de suma importância.

Para isso devemos consumir diariamente 10 UFC (unidades formadoras de colônias) que equivalem a 100 milhões de bactérias probióticas, que podemos encontrar em apenas uma dose da maioria dos iogurtes fermentados. Se tomarmos em excesso, eles serão eliminados pelas fezes.

Se consumidos adequadamente, seus efeitos serão realmente notados após 15 dias do início. 

Lembrando que as bactérias probióticas não permanecem vivas por muito tempo em nosso organismo, assim, deve sempre ter a manutenção, ou seja, sempre deverão ser consumidas.

Mas para funcionar, é importante que o alimento que está enriquecido com probióticos seja mantido sob-refrigeração, inclusive durante o transporte do mercado para casa, senão os probióticos morrem.

Outra questão é consumir probióticos em capsulas. Isso só deve ser feito com prescrição de uma nutricionista ou médico imunologista. Caso contrário, opte apenas pelos alimentos enriquecidos, afinal, não devemos ingerir nada sem o conhecimento de um profissional da saúde.

Lembre-se, podemos prevenir doenças, termos disposição e peso ideal, quando consumimos os alimentos certos nas quantidades certas, nada de exageros.

Até a próxima!

Cleide Zago
Técnica de Alimentos e Bebidas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio da Semana: Sentar e Levantar da Cadeira

Semana nova começando e, com ela, mais uma pequena meta chegando!!!  A ideia do  #focanameta  é que, a cada semana, consigamos inserir metas simples em nosso dia a dia e, desta forma, conseguirmos alcançar nossos objetivos de um jeito leve e constante. Para esta semana eu quero que você faça uma atividade que eu tenho certeza que você já está acostumada, mas agora vai fazer em formato de exercício! Vamos de Senta e Levanta na Cadeira ? Como vai funcionar?  A ideia é sentar e levantar 50 vezes ao dia, todos os dias da semana! Preciso fazer as 50 de uma vez? Claro que não! Você pode dividir pelo seu dia! Posso fazer mais que 50 vezes? Pelo menos 50! Se fizer mais, me conta depois quantos você fez! . O que eu ganho fazendo esta atividade? - Bumbum durinho - Pernas fortes - Calorias eliminadas Vale desafiar uma amiga? Claro que sim! Marque uma amiga nos comentários e chame ela pro desafio. E aí? Todo mundo pronta pra começar?  Qu...

Papo de Profissional: Saiba tudo sobre o Café !

Por Cleide Zago - Técnica de Alimentos e Bebidas O Brasil é o maior produtor de café do mundo, lógico que não como na época do Brasil Colonial, onde Senhores de Fazenda utilizavam mão de obra escrava ou colona e viam-se fazendas de café por todos os cantos, mas ainda estamos no topo da lista de produção. O café, assim como chás e refrigerantes a base de cola (todas as bebidas com cafeína) estão no topo da lista de bebidas mais consumidas no mundo. Como produzimos, é claro que existem várias pesquisas sobre os benefícios e malefícios do consumo da bebida. Tanto que a  Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui o núcleo de estudo 'Café e Saúde' e a revista 'O Café e a Saúde Humana'.  http://www.sapc.embrapa.br/.  Além da Embrapa, existem Universidades e outros Institutos que tem como base de estudo o café. Além da famosa cafeína, o café também tem potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no g...

Papo de Profissional : Sódio: o grande vilão da vez!

Por Cleide Zago - Técnica de Bebidas e Alimentos Não é de hoje que assistimos matérias na TV, lemos em jornais e revistas, acessamos sites e a informação é: excesso de sal faz mal a saúde . Você sabe por que atacam tanto este “vilão” tão bonitinho que encontramos na tabela periódica como Na? Quando consumimos a quantidade de sódio acima do limite recomendado que é de 500 mg/dia. Podemos desenvolver doenças como: hipertensão arterial, problemas renais, arritmia e infarto. Então este é um ótimo motivo para existir este alerta! O Sódio é utilizado na forma de Cloreto de Sódio – NaCl (Sal de cozinha) há mais de 5000 anos, os egípcios utilizavam para manter alimentos conservados, já que o sal desidrata o alimento (característica osmótica) e sem água, micro-organismos como bactérias não se proliferam rapidamente. Somente no século XX foi utilizado como tempero. A questão é que ainda nos dias de hoje, o sódio é extremamente eficiente na conservação, e por isso que alimen...