Encontraremos em sucos de frutas, suplementos em pó, preparações lácteas industrializadas, que se consumidos em doses certas favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e microrganismos indesejáveis.
Uma forma de essas bactérias protegerem a mucosa intestinal é metabolizar as fibras presentes e transformá-las em ácidos, diminuindo a concentração de bactérias patogênicas e putrefativas, que provocam doenças e gases.
Os probióticos aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, porque há um aumento dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos, além da absorção acrescida de cálcio e ferro. Proporciona o fortalecimento do sistema imunológico, através de uma maior produção de células protetoras e facilita a digestão da lactose.
A manutenção do equilíbrio da flora intestinal é muito importante para o nosso organismo e a ingestão de alimentos que proporcionem o desenvolvimento no intestino de bactérias saudáveis é de suma importância.
Para isso devemos consumir diariamente 10 UFC (unidades formadoras de colônias) que equivalem a 100 milhões de bactérias probióticas, que podemos encontrar em apenas uma dose da maioria dos iogurtes fermentados. Se tomarmos em excesso, eles serão eliminados pelas fezes.
Se consumidos adequadamente, seus efeitos serão realmente notados após 15 dias do início.
Lembrando que as bactérias probióticas não permanecem vivas por muito tempo em nosso organismo, assim, deve sempre ter a manutenção, ou seja, sempre deverão ser consumidas.
Mas para funcionar, é importante que o alimento que está enriquecido com probióticos seja mantido sob-refrigeração, inclusive durante o transporte do mercado para casa, senão os probióticos morrem.
Outra questão é consumir probióticos em capsulas. Isso só deve ser feito com prescrição de uma nutricionista ou médico imunologista. Caso contrário, opte apenas pelos alimentos enriquecidos, afinal, não devemos ingerir nada sem o conhecimento de um profissional da saúde.
Lembre-se, podemos prevenir doenças, termos disposição e peso ideal, quando consumimos os alimentos certos nas quantidades certas, nada de exageros.
Até a próxima!
Cleide Zago
Técnica de Alimentos e Bebidas
Comentários
Postar um comentário