Pular para o conteúdo principal

Papo de Psicóloga: Compulsão alimentar (Parte 1)

Por Karina Alvarez de Aragão - Psicóloga

A compulsão alimentar é um transtorno comum no qual a pessoa ingere frequentemente grandes quantidades de comida mesmo quando não tem fome ou quando já se sente saciado e até mesmo desconfortável com o excesso ingerido. Ao contrário da bulimia, o compulsivo não purga depois de comer ou praticar exercício em excesso na tentativa de queimar as calorias ingeridas.

A grande maioria dos portadores do transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) acaba por tornar-se obesa, acarretando uma série de outras doenças associadas à obesidade, tais como diabetes e pressão alta.

Pode-se reconhecer um quadro de TCAP pelos hábitos adquiridos pelo indivíduo portador, tais como:

• Ingerir uma grande quantidade de comida, mesmo sem fome;

• Demonstrar descontentamento com o peso ou aparência

• Comer enquanto houver comida disponível;

• Comer até sentir desconforto físico;

• Comer durante episódios de stress, ou de pressão psicológica

• Esconder hábitos alimentares por vergonha ou embaraço;

• Esconder comida para episódios de compulsão;

O tratamento da compulsão alimentar é basicamente à base de terapia em suas mais diversos formatos (individual, familiar, grupos) e abordagens. 

Pode-se usar supressores de apetite e alguns medicamentos como anti-depressivos para tratar condições associadas.

Lembrando que apenas um médico está apto a fazer o diagnóstico.

Este é um transtorno específico cujo quadro deve ser diagnosticado e tratado, no entanto podemos observar a ocorrência de sintomas de compulsão sem que se configure um quadro patológico. 

Encontramos facilmente relatos como: 
“Fiquei nervosa e ataquei um pacote de biscoito inteiro”;
“Na TPM como chocolate compulsivamente”;
“Não paro de comer enquanto não vejo o fim!”
Para esses episódios mais do que comuns e não patológicos (embora também possa contribuir para casos de TCAP) podemos sugerir algumas técnicas comportamentais de manejo das compulsões. 

Para não ficar um texto demasiado longo, dividi em duas partes, logo a parte das técnicas ficará para as cenas dos próximos capítulos.

#focanabalança

Karina Alvarez Lopes e Aragão
Psicóloga
kakaalvarez@gmail.com
Tel: (13) 9712-5752

Comentários

  1. Adorei as dicas.
    Minha compulsão é por chocolate.
    Tento me controlar.
    #amigacomenta
    Bjks
    http://www.maevaidosa.com/2013/06/meu-pequeno-corajoso.html

    ResponderExcluir
  2. Ansiosa pela parte 2!
    Eu já fui diagnosticada como compulsiva e é uma luta diária vencer isso.
    Mudanças de hábitos nunca são fáceis, mas nesse caso são ainda mais complexas...
    Mas vamos em frente ne?
    Um dia de cada vez.
    beijao
    Lele

    ResponderExcluir
  3. Lia, só te falo uma coisa: sou compulsiva alimentar!!!! Me identifiquei em quase todos os sintomas...aahhhhhh vou me matar! Hehehehehehehehe bjs mas é verdade Camila Mamãe Viver Bem Bom www.viverbembom.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio da Semana: Sentar e Levantar da Cadeira

Semana nova começando e, com ela, mais uma pequena meta chegando!!!  A ideia do  #focanameta  é que, a cada semana, consigamos inserir metas simples em nosso dia a dia e, desta forma, conseguirmos alcançar nossos objetivos de um jeito leve e constante. Para esta semana eu quero que você faça uma atividade que eu tenho certeza que você já está acostumada, mas agora vai fazer em formato de exercício! Vamos de Senta e Levanta na Cadeira ? Como vai funcionar?  A ideia é sentar e levantar 50 vezes ao dia, todos os dias da semana! Preciso fazer as 50 de uma vez? Claro que não! Você pode dividir pelo seu dia! Posso fazer mais que 50 vezes? Pelo menos 50! Se fizer mais, me conta depois quantos você fez! . O que eu ganho fazendo esta atividade? - Bumbum durinho - Pernas fortes - Calorias eliminadas Vale desafiar uma amiga? Claro que sim! Marque uma amiga nos comentários e chame ela pro desafio. E aí? Todo mundo pronta pra começar?  Qu...

Papo de Profissional: Saiba tudo sobre o Café !

Por Cleide Zago - Técnica de Alimentos e Bebidas O Brasil é o maior produtor de café do mundo, lógico que não como na época do Brasil Colonial, onde Senhores de Fazenda utilizavam mão de obra escrava ou colona e viam-se fazendas de café por todos os cantos, mas ainda estamos no topo da lista de produção. O café, assim como chás e refrigerantes a base de cola (todas as bebidas com cafeína) estão no topo da lista de bebidas mais consumidas no mundo. Como produzimos, é claro que existem várias pesquisas sobre os benefícios e malefícios do consumo da bebida. Tanto que a  Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui o núcleo de estudo 'Café e Saúde' e a revista 'O Café e a Saúde Humana'.  http://www.sapc.embrapa.br/.  Além da Embrapa, existem Universidades e outros Institutos que tem como base de estudo o café. Além da famosa cafeína, o café também tem potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no g...

Papo de Profissional : Sódio: o grande vilão da vez!

Por Cleide Zago - Técnica de Bebidas e Alimentos Não é de hoje que assistimos matérias na TV, lemos em jornais e revistas, acessamos sites e a informação é: excesso de sal faz mal a saúde . Você sabe por que atacam tanto este “vilão” tão bonitinho que encontramos na tabela periódica como Na? Quando consumimos a quantidade de sódio acima do limite recomendado que é de 500 mg/dia. Podemos desenvolver doenças como: hipertensão arterial, problemas renais, arritmia e infarto. Então este é um ótimo motivo para existir este alerta! O Sódio é utilizado na forma de Cloreto de Sódio – NaCl (Sal de cozinha) há mais de 5000 anos, os egípcios utilizavam para manter alimentos conservados, já que o sal desidrata o alimento (característica osmótica) e sem água, micro-organismos como bactérias não se proliferam rapidamente. Somente no século XX foi utilizado como tempero. A questão é que ainda nos dias de hoje, o sódio é extremamente eficiente na conservação, e por isso que alimen...