Pular para o conteúdo principal

Como manter suas roupas, calçados e acessórios sempre limpos e higienizados.

Esses dias no Blog da Corre Paula, rolou um post bem interessante sobre lavar seus tênis de corrida na máquina de lavar. Eu, particularmente, sempre faço isso, primeiro por não ter tempo de ficar esfregando ele na mão e segundo por não ter quem faça isso por mim.

Não tenho tênis muito elaborados mas nunca estraguei nenhum fazendo este procedimento. A Paula confirmou a minha teoria e só acrescentou a informação de que não se deve jogar água quente para não estragar a borracha.

Baseado nesse post, pedi pra nossa Técnica de Alimentos e Bebidas, Cleide Zago, falar mais sobre a higienização de roupas, calçados e acessórios!

Leiam as informações super interessantes que ela trouxe pra gente!

Como manter suas roupas, calçados e acessórios sempre limpos e higienizados.
Por Cleide Zago - Técnica de Alimentos e Bebidas


Hoje em dia sempre falam sobre contaminação, bactérias... e muitas pessoas acabam gastando muito dinheiro ou tempo achando que estão realmente limpando e higienizando suas coisas.

Claro que as indústrias inventam a cada dia mais e mais produtos e a mídia também dará um jeito de criar mais e mais necessidades, assim esses produtos serão consumidos. Isso é capitalismo, não é bom e nem ruim, é apenas um sistema.

Mas o que muita gente não sabe é que tem como limpar e higienizar muitas coisas sem gastar tanto tempo e tanto dinheiro.

Um bom exemplo são nossas roupas, calçados, toalhas de banho, toalhas de mesa, panos de prato, tapetes, lençóis, edredons e cobertores.

A grande maioria possibilita a lavagem na lavadora de roupas, mas nem todo mundo lava, por medo ou por mito.Muitas pessoas não lavam tênis, tapetes na lavadora, porque acreditam que estes transmitiram contaminação na lavagem de outros artigos.

A questão é quem disse que a calça jeans que você sentou no banco do ônibus é menos contaminada do que o tênis que você caminhou no calçadão? Tudo é contaminado, cabe a nós reduzirmos a contaminação para um nível de segurança.

Vamos a algumas dicas para usarmos a lavadora:

- Separe as roupas de uso pessoal ou artigos por cor: coloridas serão lavadas separadamente das brancas.

- Calças, shorts, bermudas, meias, serão lavadas do lado direito e camisetas, camisas, blusas, jaquetas, vestidos, calcinhas, cuecas, soutiens, tops serão lavados do lado avesso. Motivo: maior limpeza e preservação das peças.

- Deixe acumular as roupas para a capacidade da sua lavadora, se ela tem capacidade para 10 kg, lave 10 kg de roupas, simplesmente porque temos que ser sustentáveis. A lavadora utilizará a mesma energia elétrica lavando 1 kg ou os 10 kg de roupas.

- Procure lavar toalhas de banho separadas de outros artigos, afim de não passar felpas do tecido para outras peças.

- Coloque as roupas no cesto da lavadora, no dispenser coloque o sabão de preferência e o amaciante. Programe a lavadora para o tipo de roupa que irá lavar.

- Então, a lavadora irá encher de água, e lavar com o sabão, depois irá esvaziar e encher novamente, nesse momento você poderá acrescer o Lysoform.

O fabricante recomenda: “Lavagem de roupas: utilize meio copo americano (90 mL) de Lysoform bruto no processo final de lavagem. Não é necessário enxaguar. Testar em uma pequena área escondida do tecido antes de usar para certificar-se que não mancha”.

O Lysoform é um desinfetante muito eficiente, e reduzirá micro-organismo presentes nas roupas a um nível considerado seguro.

No caso de tênis, que é um calçado que muita gente já lava na lavadora, o processo é o mesmo das roupas, apenas tome o cuidado de retirar os cadarços, e as palmilhas, e coloque o tênis “desmontado” dentro do cesto.

Após a lavagem, molho, enxague e centrifugação, estenda as roupas no varal, que deverá ser limpo com o auxílio de um pano limpo embebido de álcool.

Dê preferência para o uso de prendedores de plástico. São duráveis, mais fáceis de limpar e não mancham as roupas.

Para limpar os prendedores, basta deixá-los de molho numa solução de água e detergente neutro e depois
enxaguar e secar.

Você limpa e higieniza sua lavadora? Veja como é fácil!

Toda a lavadora vem no manual de instrução orientações de como fazer a limpeza e higienização dela, então confira se as orientações aqui estão de acordo com a marca e modelo da sua lavadora, caso contrário, adapte para a mesma:

- Programar uma lavagem curta para a capacidade máxima da lavadora.

- Após encher de água, acrescer 2L de água sanitária.

- Deixar a lavadora fazer o processo total da lavagem.

- Desligar a lavadora da tomada.

- Retirar o filtro, descartar no lixo os resíduos nele acumulado e lavar com água e sabão neutro, colocar no local adequado.

- Limpar a área externa com multiuso ou álcool.

- Retirar o dispenser de sabão e amaciante, lavar com sabão neutro e colocar de volta no local adequado.

Isso irá remover sujidades que acumulam das lavagens e irá reduzir a contaminação de micro-organismos.

É importante sabermos que é saudável termos hábitos de limpeza e higiene, mas nunca deixarmos que esses hábitos ultrapassem o nível considerado normal, afinal, termos contato com as coisas, faz com que nosso organismo crie imunidade.

O ideal é vivermos em um ambiente limpo e arejado, mas não esterilizado, a não ser uma pessoa que tenha necessidades médicas para isso.

Até a próxima

Cleide Zago
Técnica de Alimentos e Bebidas


Comentários

  1. Adorei o post, vou fazer este procedimento hoje mesmo com nossos tênis de corrida. Fiquei com uma dúvida onde posso encontrar Lysoform bruto para vender?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio da Semana: Sentar e Levantar da Cadeira

Semana nova começando e, com ela, mais uma pequena meta chegando!!!  A ideia do  #focanameta  é que, a cada semana, consigamos inserir metas simples em nosso dia a dia e, desta forma, conseguirmos alcançar nossos objetivos de um jeito leve e constante. Para esta semana eu quero que você faça uma atividade que eu tenho certeza que você já está acostumada, mas agora vai fazer em formato de exercício! Vamos de Senta e Levanta na Cadeira ? Como vai funcionar?  A ideia é sentar e levantar 50 vezes ao dia, todos os dias da semana! Preciso fazer as 50 de uma vez? Claro que não! Você pode dividir pelo seu dia! Posso fazer mais que 50 vezes? Pelo menos 50! Se fizer mais, me conta depois quantos você fez! . O que eu ganho fazendo esta atividade? - Bumbum durinho - Pernas fortes - Calorias eliminadas Vale desafiar uma amiga? Claro que sim! Marque uma amiga nos comentários e chame ela pro desafio. E aí? Todo mundo pronta pra começar?  Qu...

Papo de Profissional: Saiba tudo sobre o Café !

Por Cleide Zago - Técnica de Alimentos e Bebidas O Brasil é o maior produtor de café do mundo, lógico que não como na época do Brasil Colonial, onde Senhores de Fazenda utilizavam mão de obra escrava ou colona e viam-se fazendas de café por todos os cantos, mas ainda estamos no topo da lista de produção. O café, assim como chás e refrigerantes a base de cola (todas as bebidas com cafeína) estão no topo da lista de bebidas mais consumidas no mundo. Como produzimos, é claro que existem várias pesquisas sobre os benefícios e malefícios do consumo da bebida. Tanto que a  Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui o núcleo de estudo 'Café e Saúde' e a revista 'O Café e a Saúde Humana'.  http://www.sapc.embrapa.br/.  Além da Embrapa, existem Universidades e outros Institutos que tem como base de estudo o café. Além da famosa cafeína, o café também tem potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no g...

Papo de Profissional : Sódio: o grande vilão da vez!

Por Cleide Zago - Técnica de Bebidas e Alimentos Não é de hoje que assistimos matérias na TV, lemos em jornais e revistas, acessamos sites e a informação é: excesso de sal faz mal a saúde . Você sabe por que atacam tanto este “vilão” tão bonitinho que encontramos na tabela periódica como Na? Quando consumimos a quantidade de sódio acima do limite recomendado que é de 500 mg/dia. Podemos desenvolver doenças como: hipertensão arterial, problemas renais, arritmia e infarto. Então este é um ótimo motivo para existir este alerta! O Sódio é utilizado na forma de Cloreto de Sódio – NaCl (Sal de cozinha) há mais de 5000 anos, os egípcios utilizavam para manter alimentos conservados, já que o sal desidrata o alimento (característica osmótica) e sem água, micro-organismos como bactérias não se proliferam rapidamente. Somente no século XX foi utilizado como tempero. A questão é que ainda nos dias de hoje, o sódio é extremamente eficiente na conservação, e por isso que alimen...