Pular para o conteúdo principal

Alimentação Saudável. Um hábito que começa na infância


Estes dias perguntei no Instagram e na FanPage se o exemplo da boa alimentação nos faria criar filhos mais saudáveis.

A grande maioria das meninas respondeu que sim, que acabamos sendo o espelho do mundo aos nossos filhos e que não apenas as nossas atitudes, como também aquilo que falamos e o que comemos, acaba contando como "padrão a ser seguido". 

Quantas vezes já vimos nossos filhos imitar algum gesto ou repetir algo que falamos anteriormente? 

A gente nem nota mas eles estão ali, "super esponjinhas ativar", pra captar tudo aquilo que estivermos exteriorizando seja isso bom ou não.

Minha experiência em alimentar o Henrique, meu filho mais velho, foi muito proveitosa.

Desde que a introdução de alimentos foi iniciada aos 6 meses, eu proporcionei que ele experimentasse de tudo um pouco.

Frutas de todos os tipos, legumes, verduras, tudo o que se podia explorar em questão de sabores eu o permiti.

Aliás, venho de uma família que tem o hábito de se alimentar com fartura de alimentos nutritivos.

Na casa dos meus avós, onde passei grande parte da minha infância, sempre tem salada em todas as refeições e de sobremesa: frutas !

Sim, doces a gente só come de sobremesa em festas (e ainda assim tem sempre uma frutinha só pra não perder o costume).

Quando eu digo que sempre tem salada, não estou falando apenas daquela básica de tomate, alface, pepino.

A minha amada vó também nos apresentou à vários tipos de legumes e verduras como: rabanete, chuchu, chicória, almeirão, dentre todas as outras opções que se pode (ou não) imaginar.

Voltando ao Henrique, tentei me utilizar da base que a minha família me trouxe para que ele ao menos soubesse o gosto de cada item de seu prato.

Quando ia apresentar algo novo, que ele ainda não tinha tido o contato  eu dava primeiro a fruta ou a verdura inteira na mão dele.

Primeiro contato com uma maçã !


Ele ia brincando, sentindo a textura do alimento e é claro que depois ia parar na boca.

Depois, quando eu queria que ele pudesse saber o gosto desse mesmo alimento eu picava e deixava os pedaços dispostos em seu cadeirão de alimentação.

Sim, sem prato, sem redinha de alimentação* ! 

Nada além da comida, das mãozinhas e de sua curiosidade.

Sentindo uma banana amassada e colocando na boca para experimentar depois

Minha experiência foi um sucesso ! 

Quando passei a deixar que ele tocasse nos pedaços de pepino, por exemplo, em pouco tempo ele estava comendo quase um inteiro.

E a felicidade de se dar uma espiga de milho na mão dele?

Suja? Sim !

Mancha? Também !

Mas se não experimentar não vai saber se é bom ou não.

E como com criança tudo é brincadeira, eu o deixava brincar e no final do almoço ele tinha comido tudo, e experimentado sabores diferentes.

* No Blog da Nutricionista Karine Durães esta semana tem um texto incrível sobre o uso de alimentadores infantis, confira aqui: http://www.nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2013/03/alimentador-nao-obrigada-meu-bebe-nao.html

Outra coisa importante: Não alimentar seu filho com cara de nojo !

Se você não come grão de bico, quando for colocar a comida na boca do seu filho, não faça caretas, não deixe ele notar que você não consegue nem ver aquele tipo de comida.

Não podemos esquecer que as anteninhas deles estão sempre trabalhando e de olho em tudo aquilo que fazemos.

E ao ensinar pro meu filho que é bom comer bem, que faz bem e é muito saboroso, eu criei o próprio menininho do "Brócolis" daquela propaganda antiga.

Henrique não come 1 dia sequer sem que, pelo menos, tenha pepino e tomate no prato.

E eu levo bronca quando por algum motivo não tem na geladeira !!!

Outro dia ele pediu à minha sogra para levar pepino para o lanche da escola. E veio me dizer que ele ia levar o pepino cortadinho e dar um pra cada amigo. Assim eles iam experimentar e saber o quanto era bom e iam pedir para as mães deles também !

Falando em lanche, esse ano ele mudou de escola e, na primeira semana de aula, a professora veio falar comigo que eu estava de parabéns pois ele era o único que levava frutas na lancheira !

Me senti feliz e triste ! Muito feliz pois meu filho está se alimentando corretamente e muito triste pois a maioria das crianças não mantém nenhum hábito saudável nesse sentido.

Claro que Henrique come bobeira, como boa criança que é, mas tem hora pra tudo e na hora de comer a nota dele é 10 !

Concluindo, nosso exemplo é parte importantíssima na alimentação de nossos filhos !

Seja você a mudança que quer ver no mundo ! 

E para a  mudança funcionar de verdade, ela deve começar dentro de nossas casas !

Almoço do Henrique é metade do prato salada e a outra metade o prato principal

Ele faz bagunça mas no final o prato fica limpinho (e o chão sujo mas a gente limpa, se for pra ele comer tudo, a gente limpa feliz)

Se não tiver salada, ele reclama !


Prato limpinho= mamãe feliz !


Um grande beijo e #focanabalança
Lia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio da Semana: Sentar e Levantar da Cadeira

Semana nova começando e, com ela, mais uma pequena meta chegando!!!  A ideia do  #focanameta  é que, a cada semana, consigamos inserir metas simples em nosso dia a dia e, desta forma, conseguirmos alcançar nossos objetivos de um jeito leve e constante. Para esta semana eu quero que você faça uma atividade que eu tenho certeza que você já está acostumada, mas agora vai fazer em formato de exercício! Vamos de Senta e Levanta na Cadeira ? Como vai funcionar?  A ideia é sentar e levantar 50 vezes ao dia, todos os dias da semana! Preciso fazer as 50 de uma vez? Claro que não! Você pode dividir pelo seu dia! Posso fazer mais que 50 vezes? Pelo menos 50! Se fizer mais, me conta depois quantos você fez! . O que eu ganho fazendo esta atividade? - Bumbum durinho - Pernas fortes - Calorias eliminadas Vale desafiar uma amiga? Claro que sim! Marque uma amiga nos comentários e chame ela pro desafio. E aí? Todo mundo pronta pra começar?  Qu...

Papo de Profissional: Saiba tudo sobre o Café !

Por Cleide Zago - Técnica de Alimentos e Bebidas O Brasil é o maior produtor de café do mundo, lógico que não como na época do Brasil Colonial, onde Senhores de Fazenda utilizavam mão de obra escrava ou colona e viam-se fazendas de café por todos os cantos, mas ainda estamos no topo da lista de produção. O café, assim como chás e refrigerantes a base de cola (todas as bebidas com cafeína) estão no topo da lista de bebidas mais consumidas no mundo. Como produzimos, é claro que existem várias pesquisas sobre os benefícios e malefícios do consumo da bebida. Tanto que a  Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui o núcleo de estudo 'Café e Saúde' e a revista 'O Café e a Saúde Humana'.  http://www.sapc.embrapa.br/.  Além da Embrapa, existem Universidades e outros Institutos que tem como base de estudo o café. Além da famosa cafeína, o café também tem potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no g...

Papo de Profissional : Sódio: o grande vilão da vez!

Por Cleide Zago - Técnica de Bebidas e Alimentos Não é de hoje que assistimos matérias na TV, lemos em jornais e revistas, acessamos sites e a informação é: excesso de sal faz mal a saúde . Você sabe por que atacam tanto este “vilão” tão bonitinho que encontramos na tabela periódica como Na? Quando consumimos a quantidade de sódio acima do limite recomendado que é de 500 mg/dia. Podemos desenvolver doenças como: hipertensão arterial, problemas renais, arritmia e infarto. Então este é um ótimo motivo para existir este alerta! O Sódio é utilizado na forma de Cloreto de Sódio – NaCl (Sal de cozinha) há mais de 5000 anos, os egípcios utilizavam para manter alimentos conservados, já que o sal desidrata o alimento (característica osmótica) e sem água, micro-organismos como bactérias não se proliferam rapidamente. Somente no século XX foi utilizado como tempero. A questão é que ainda nos dias de hoje, o sódio é extremamente eficiente na conservação, e por isso que alimen...