Pular para o conteúdo principal

Fazer exercício com as crianças? Sim, nós podemos !

Muitas amigas vivem me pedindo dicas de como se exercitar, já que não tem com quem deixar os filhos para ir até a academia. 

Vamos começar o papo falando sobre mim. 

Eu ODEIO academia !!! O ambiente de "disputa", de gente que não sabe revezar aparelhos, de gente que está ali só pra se mostrar e, não para realmente fazer o que se deve fazer e ir embora, simplesmente me cansa ! Cansa mais do que as séries que os professores possam propor rs.

Além disso,o fato de estar presa dentro de algum lugar me sufoca, talvez seja pelos longos anos que eu passei me dedicando ao treinamento de natação (que normalmente eram de madrugada, manhã, tarde e noite). Traumatizada eu? Imagina ...rsrs

Prefiro mil vezes realizar qualquer atividade ao ar livre. Seja ela qual for.

E costumo ouvir das amigas:
- Lia, o que eu faço com esse monte de criança (ou uma que vale por várias) pra poder me exercitar?

Eu respondo: Você pode fazer muita coisa!

A gente precisa entender que exercício físico é tudo aquilo que gasta caloria. Sendo assim devemos considerar as atividades do dia a dia como meios de se exercitar e estar gastando, não apenas nossa energia, como também nos livrando dos quilinhos a mais...

Acreditem, uma simples ida ao mercado pode e deve ser considerada atividade em seu dia.

Eu baixei no meu celular o aplicativo SportsTracker e ele rastreia vários tipos de atividades físicas. 

Uma delas é a caminhada. 

No começo eu apenas usava quando me arrumava pra sair "pra caminhar". Depois me dei conta de que eu fazia muita coisa caminhando e que não estava contabilizando aquilo. 
Desde então percebi que isto também me ajuda com a motivação e a me sentir satisfeita e disposta mesmo que não tenha tirado "1 hora" de roupinha de ginástica só pra sair para caminhar.

Mas Lia, onde entram as crianças nisso?

No meu caso, em TUDO o que eu faço !
Não tenho com quem deixar meus pequenos.

Na parte da manhã eu fico com eles e faço as coisas da casa, almoço, arrumo mochila, uniforme, etc.
A tarde, meu mais velho vai para a escola.

Quando eu tinha um filho só, usava as tardes que ele estava na escola para sair para me exercitar. 

Foi assim que perdi muitos kgs antes de engravidar novamente.

Agora com dois filhos eu revezo com meu marido à noite para fazer o meu exercício "marcado", de roupa de ginástica e tudo que tenho direito (sempre ao ar livre). Mas durante as tardes, levo o Miguel pra cima e pra baixo e vou contabilizando as pequenas coisas como exercícios.

Alguns exemplos que podem ajudar vocês a sair da rotina e começar a contar com o seu dia a dia te ajudando a chegar no corpo que você sonhou:

- Trocar o elevador pelas escadas.
Faço isso pelo menos 1 a 2 vezes por semana. Morando no sexto andar, considero um ótimo exercício e com o Miguel no sling nem sinto tanto o fato de ter que "leva-lo" junto.

- Deixar o carro em casa e fazer mais coisas a pé
Estou sem carro há dois anos e isso me obrigou a realizar muitas coisas a pé. 
Sei que aqui em Santos é mais fácil, ainda que você tenha que ir longe, costuma-se fazer tudo andando. 
Mas se você mora em uma cidade que não pode ficar andando muito até por questões de segurança, eu indico que estacione o carro mais longe de seu destino, assim se obriga a andar nem que sejam alguns quarteirões. 
Lembre-se sempre, TUDO deve ser considerado atividade física.

- Brinque com as crianças
Qual filho não amaria ver sua mãe brincando de pega pega, andando de bicicleta junto, jogando bola, etc?
Aproveite que seu filho já está ali para gastar calorias e ganhar muitos sorrisos e beijos amorosos.

- Utilize a tecnologia a seu favor
Hoje em dia muitos videogames vem com jogos que estimulam você a dançar ou ainda que tem um programa de exercício para ser feito na frente da telinha. 
Chame seu filho para "brincar" de fazer exercício com a mamãe, ou ainda, se ele for um bebê, vai estar ali do seu ladinho e qualquer coisa é só clicar no pause, atender à necessidade dele e voltar a fazer a aula.

- Busque por vídeos no Youtube
Jogue na pesquisa: Exercícios em Casa, ou o nome de algum personal trainer famoso como a Solange Frazão ... Você encontrará muitas opções de vídeos que pode fazer na sala da sua casa e a qualquer hora do dia ou da noite.

- Mantenha-se ativa 
Ande mais dentro de casa. 
Se tiver que levar as roupas do varal até o quarto, por exemplo, faça em várias viagens. 
Se for fazer faxina, ligue a música e saia dançando.
Enquanto lava a louça, mexa as pernas, levante os calcanhares, MEXA-SE.

Existem ainda academias que oferecem aulas para mães com bebês (com crianças maiores que 10 meses eu ainda não vi). 

Aqui em Santos, no Namaskar Yoga, tem duas modalidades que as mamães que acabaram de ganhar seu bebê podem e devem fazer: Baby Yoga e Materdança

A Baby Yoga consiste em uma aula de Yoga onde os bebês são inseridos em todas as posturas e costuma ser bem gostoso, tanto para a mãe, quanto para o bebê.

A Materdança é uma aula de dança com seu bebê aconchegadinho no sling. Eu mesma já fiz uma aula e digo que a gente sua bastante e os bebês, na grande maioria das vezes, dormem com o embalinho gostoso do seu colo.

Em breve mostraremos dicas de alguns exercícios específicos para se fazer em casa.

Para isso preciso da ajuda de vocês:
O que mais incomoda em seu corpo? Perna? Bumbum? Barriga?

Escrevam pra gente que, eu e as colaboradoras do projeto, possamos elaborar séries fáceis de fazer e que podem ser feitas em qualquer lugar.

Um grande beijo e #focanabalança
Lia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio da Semana: Sentar e Levantar da Cadeira

Semana nova começando e, com ela, mais uma pequena meta chegando!!!  A ideia do  #focanameta  é que, a cada semana, consigamos inserir metas simples em nosso dia a dia e, desta forma, conseguirmos alcançar nossos objetivos de um jeito leve e constante. Para esta semana eu quero que você faça uma atividade que eu tenho certeza que você já está acostumada, mas agora vai fazer em formato de exercício! Vamos de Senta e Levanta na Cadeira ? Como vai funcionar?  A ideia é sentar e levantar 50 vezes ao dia, todos os dias da semana! Preciso fazer as 50 de uma vez? Claro que não! Você pode dividir pelo seu dia! Posso fazer mais que 50 vezes? Pelo menos 50! Se fizer mais, me conta depois quantos você fez! . O que eu ganho fazendo esta atividade? - Bumbum durinho - Pernas fortes - Calorias eliminadas Vale desafiar uma amiga? Claro que sim! Marque uma amiga nos comentários e chame ela pro desafio. E aí? Todo mundo pronta pra começar?  Qu...

Papo de Profissional: Saiba tudo sobre o Café !

Por Cleide Zago - Técnica de Alimentos e Bebidas O Brasil é o maior produtor de café do mundo, lógico que não como na época do Brasil Colonial, onde Senhores de Fazenda utilizavam mão de obra escrava ou colona e viam-se fazendas de café por todos os cantos, mas ainda estamos no topo da lista de produção. O café, assim como chás e refrigerantes a base de cola (todas as bebidas com cafeína) estão no topo da lista de bebidas mais consumidas no mundo. Como produzimos, é claro que existem várias pesquisas sobre os benefícios e malefícios do consumo da bebida. Tanto que a  Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui o núcleo de estudo 'Café e Saúde' e a revista 'O Café e a Saúde Humana'.  http://www.sapc.embrapa.br/.  Além da Embrapa, existem Universidades e outros Institutos que tem como base de estudo o café. Além da famosa cafeína, o café também tem potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no g...

Papo de Profissional : Sódio: o grande vilão da vez!

Por Cleide Zago - Técnica de Bebidas e Alimentos Não é de hoje que assistimos matérias na TV, lemos em jornais e revistas, acessamos sites e a informação é: excesso de sal faz mal a saúde . Você sabe por que atacam tanto este “vilão” tão bonitinho que encontramos na tabela periódica como Na? Quando consumimos a quantidade de sódio acima do limite recomendado que é de 500 mg/dia. Podemos desenvolver doenças como: hipertensão arterial, problemas renais, arritmia e infarto. Então este é um ótimo motivo para existir este alerta! O Sódio é utilizado na forma de Cloreto de Sódio – NaCl (Sal de cozinha) há mais de 5000 anos, os egípcios utilizavam para manter alimentos conservados, já que o sal desidrata o alimento (característica osmótica) e sem água, micro-organismos como bactérias não se proliferam rapidamente. Somente no século XX foi utilizado como tempero. A questão é que ainda nos dias de hoje, o sódio é extremamente eficiente na conservação, e por isso que alimen...