Pular para o conteúdo principal

Papo de Profissional: Higienizando verduras, legumes e frutas

E hoje temos o prazer de apresentar mais uma colaboradora, a Técnica de Alimentos e Bebidas Cleide Zago.

Em seu primeiro texto ela nos ensina como higienizar os alimentos que consumimos no dia a dia !


Higienizando verduras, legumes e frutas.

Aquela famosa frase que diz: Somos o que comemos está repleta de certeza e razão. Mas temos que tomar muito cuidado na hora de prepararmos o que nós e nossa família iremos ingerir.

Verduras, legumes e frutas são muito recomendados por profissionais da área que nos orientam como comermos melhor e termos mais saúde e consequentemente peso ideal. Mas você sabe higienizá-los?

Este é um assunto muito discutido em Tecnologia de Frutas e Hortaliças, pois nem sempre as pessoas se dão conta da importância do pré-preparo destes alimentos, que para chegarem a sua mesa passaram por muitos lugares que podem ter contaminá-los.

E se você come um alimento contaminado, até aonde ele é saudável?

Eu mesma, no passado antes de ser da área de alimentos fui vitima de uma salada mal higienizada, me rendendo uma doença chamada amebíase que possui vários sintomas e se não tratada pode levar à morte.

Uma fruta ou hortaliça mal higienizada pode contar protozoários como a ameba ou o cisticerco, bactérias, dentre outros micro-organismos nocivos a nossa saúde.

Para evitarmos tudo isso é muito simples, rápido e barato, basta seguir estes passos:

1º) Compre os produtos de um fornecedor que considere confiável. Eu por exemplo, gosto de comprar em um Hortifrute da minha cidade, que sei que tem técnicos de alimentos responsáveis pelo local.

2º) Lave as frutas, verduras e legumes em água corrente, esfregando cada parte delas, principalmente as verduras com folhagem pequena como agrião, salsinha e rúcula por exemplo. A este processo damos o nome de limpeza física, é onde removemos larvas, ovos de cisticerco, restos de agrotóxicos e sujidades.

3º) Em uma vasilha grande, meça a quantidade de água portável que está colocando nela e para cada 1 litro de água, coloque 1 colher de sopa e água sanitária ou 2 gotas de hipoclorito de sódio estabilizado.

No caso da água sanitária, deixe as frutas, verduras e hortaliças de “molho” por 15 minutos nesta solução, já para o Hipoclorito serão necessários 30 minutos. Enxague novamente e deixe secar em um escorredor limpo.

A este processo damos o nome de sanificação, pois a limpeza foi realizada com processo químico e é capaz de reduzir micro-organismos que poderiam estar presentes no alimento a um número considerado seguro.

4º) Após secos, os alimentos poderão serem armazenados em potes plásticos fechados, em geladeiras ou serem utilizados em preparos de pratos como saladas por exemplo.

O motivo de serem armazenados em potes plásticos fechados é para manter a higienização destes produtos intacta, a durabilidade deles passam a serem maiores, já que não tem mais uma quantidade excessiva de micro-organismos presentes neles.

Assim você poderá gozar dos sabores, cores, aromas, texturas que os vegetais nos oferecem em nossa alimentação diária mantendo sua saúde.

Até o próximo post!

Cleide Zago

Técnica de Alimentos e Bebidas

cleidecasante@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio da Semana: Sentar e Levantar da Cadeira

Semana nova começando e, com ela, mais uma pequena meta chegando!!!  A ideia do  #focanameta  é que, a cada semana, consigamos inserir metas simples em nosso dia a dia e, desta forma, conseguirmos alcançar nossos objetivos de um jeito leve e constante. Para esta semana eu quero que você faça uma atividade que eu tenho certeza que você já está acostumada, mas agora vai fazer em formato de exercício! Vamos de Senta e Levanta na Cadeira ? Como vai funcionar?  A ideia é sentar e levantar 50 vezes ao dia, todos os dias da semana! Preciso fazer as 50 de uma vez? Claro que não! Você pode dividir pelo seu dia! Posso fazer mais que 50 vezes? Pelo menos 50! Se fizer mais, me conta depois quantos você fez! . O que eu ganho fazendo esta atividade? - Bumbum durinho - Pernas fortes - Calorias eliminadas Vale desafiar uma amiga? Claro que sim! Marque uma amiga nos comentários e chame ela pro desafio. E aí? Todo mundo pronta pra começar?  Qu...

Papo de Profissional: Saiba tudo sobre o Café !

Por Cleide Zago - Técnica de Alimentos e Bebidas O Brasil é o maior produtor de café do mundo, lógico que não como na época do Brasil Colonial, onde Senhores de Fazenda utilizavam mão de obra escrava ou colona e viam-se fazendas de café por todos os cantos, mas ainda estamos no topo da lista de produção. O café, assim como chás e refrigerantes a base de cola (todas as bebidas com cafeína) estão no topo da lista de bebidas mais consumidas no mundo. Como produzimos, é claro que existem várias pesquisas sobre os benefícios e malefícios do consumo da bebida. Tanto que a  Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui o núcleo de estudo 'Café e Saúde' e a revista 'O Café e a Saúde Humana'.  http://www.sapc.embrapa.br/.  Além da Embrapa, existem Universidades e outros Institutos que tem como base de estudo o café. Além da famosa cafeína, o café também tem potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no g...

Papo de Profissional : Sódio: o grande vilão da vez!

Por Cleide Zago - Técnica de Bebidas e Alimentos Não é de hoje que assistimos matérias na TV, lemos em jornais e revistas, acessamos sites e a informação é: excesso de sal faz mal a saúde . Você sabe por que atacam tanto este “vilão” tão bonitinho que encontramos na tabela periódica como Na? Quando consumimos a quantidade de sódio acima do limite recomendado que é de 500 mg/dia. Podemos desenvolver doenças como: hipertensão arterial, problemas renais, arritmia e infarto. Então este é um ótimo motivo para existir este alerta! O Sódio é utilizado na forma de Cloreto de Sódio – NaCl (Sal de cozinha) há mais de 5000 anos, os egípcios utilizavam para manter alimentos conservados, já que o sal desidrata o alimento (característica osmótica) e sem água, micro-organismos como bactérias não se proliferam rapidamente. Somente no século XX foi utilizado como tempero. A questão é que ainda nos dias de hoje, o sódio é extremamente eficiente na conservação, e por isso que alimen...