Pular para o conteúdo principal

Papo de Profissional: Disponibilidade

Mais um texto de nossa querida colaboradora, a Psicóloga Karina Alvarez de Aragão

Disponibilidade

Pegando o gancho de nossa conversa anterior, quando lembramos que motivação é somente o primeiro passo de muitos que ainda estão por vir, vamos continuar a percorrer os demais passos no caminho do sucesso, e o próximo é a disponibilidade. 

Todos gostaríamos que uma reeducação como esta a qual nos propomos fosse fácil, mas não é!

Ela toma tempo e energia para atingirmos nossos objetivos.

É praticamente impossível emagrecer – e continuar magra – sem modificar horários e padrões de alimentação.

É necessário estabelecer um novo padrão de pensamento:

 “Emagrecer é tão importante pra mim que vou moldar a minha vida em função das atividades necessárias.”

É necessário dizer que para atingir o objetivo, que é emagrecer – e permanecer magra – é preciso conseguir tempo para:
  •  fazer exercícios semanais,
  • garantir a presença de alimentos saudáveis na dispensa para que não se corra o risco de “jacadas”;
  • arrumar tempo para preparar adequadamente esses alimentos, caso seja necessário;
  •  prestar atenção ao que se come (tipo de alimentos e qualidade); quando se come (horários corretos das refeições); aonde se come (caso faça refeições fora de casa) e como se come (sentindo o sabor da comida e mastigando corretamente, de preferência sem fazer outras coisas ao mesmo tempo).
Pois é, como podemos ver, reeducação dá trabalho. 

Agora a perguntar que não quer calar é: Como arrumar tempo para tudo isso? 

Reflita um pouco sobre essa pergunta e análise em que momentos você conseguiria abrir espaço, que atividades você poderia adiar, eliminar, reduzir ou delegar da sua rotina? 

Sempre é possível REALIZAR quando focamos nos nossos MOTIVOS.

#focanabalança


Karina Alvarez Lopes e Aragão
Psicóloga
kakaalvarez@gmail.com
Tel: (13) 9712-5752

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio da Semana: Sentar e Levantar da Cadeira

Semana nova começando e, com ela, mais uma pequena meta chegando!!!  A ideia do  #focanameta  é que, a cada semana, consigamos inserir metas simples em nosso dia a dia e, desta forma, conseguirmos alcançar nossos objetivos de um jeito leve e constante. Para esta semana eu quero que você faça uma atividade que eu tenho certeza que você já está acostumada, mas agora vai fazer em formato de exercício! Vamos de Senta e Levanta na Cadeira ? Como vai funcionar?  A ideia é sentar e levantar 50 vezes ao dia, todos os dias da semana! Preciso fazer as 50 de uma vez? Claro que não! Você pode dividir pelo seu dia! Posso fazer mais que 50 vezes? Pelo menos 50! Se fizer mais, me conta depois quantos você fez! . O que eu ganho fazendo esta atividade? - Bumbum durinho - Pernas fortes - Calorias eliminadas Vale desafiar uma amiga? Claro que sim! Marque uma amiga nos comentários e chame ela pro desafio. E aí? Todo mundo pronta pra começar?  Qu...

Papo de Nutricionista: Detoxificação, você sabe o que é?

Em todos os lugares por onde se fala de dieta, reeducação alimentar e alimentação saudável, se ouve a expressão DETOX. Entenda melhor o que é e pra que serve no texto que a nutricionista Silvia Marques de Lima preparou especialmente para o Blog. Afinal, o que é DETOXIFICAÇÃO ? Detoxificação é um processo de eliminação de substâncias tóxicas ao organismo, que ocorre principalmente, no fígado e no intestino. Essa eliminação das toxinas ocorre pela urina, fezes e suor. Toxinas essas, vinda dos medicamentos, alimentos industrializados, vegetais ricos em agrotóxicos, alumínio dos utensílios de cozinha, aditivos alimentares, entre outros. O acúmulo dessas toxinas podem gerar danos ao organismo, e consequentemente, acabam alterando o metabolismo. Assim, alguns sintomas podem estar associados com intoxicação,são eles: dores de cabeça, fadiga, dores musculares, indigestão, constipação, tonturas e até depressão. Entretanto, para que o processo de detoxificação ocorra com sucesso,...

Princípio da Variabilidade, Você Conhece?

Calma, calma, nada de achar que o papo vai ser chato e extremamente teórico. Quero é fazer você entender como pode emagrecer sem perder o interesse no exercício. No Treinamento Esportivo levamos em conta alguns princípios que fazem com que um programa de atividades físicas, possa chegar ao resultado esperado. Quando alternamos vários tipos de métodos de treinamento (leia-se caminhar/correr/pedalar/andar de patins etc), variando sua intensidade e o volume aplicado no exercício, geramos um condicionamento físico maior e deixamos de lado a monotonia e a chance de perder o interesse por determinado exercício. Semana passada comecei a colocar isso em prática. Aproveitei que tem uma estação do Bike Santos  quase em frente de casa e aluguei uma bicicleta para pedalar até a praia. Chegando lá caminhei com as meninas e para voltar, como o horário das bikes já tinha se encerrado, eu voltei para casa correndo. Ontem, realizei o mesmo "esquema".  Fui pedalando (na Orla da Praia...