Pular para o conteúdo principal

Papo de Nutricionista: Aceita um café?

Por Silvia Marques de Lima - Nutricionista

Vamos conhecer um pouco sobre o café nosso de todos os dias. Ele já faz parte do hábito alimentar dos brasileiros. Também não é por menos, pois ele apresenta alguns benefícios e efeitos para a saúde. Além da cafeína, o café possui outros nutrientes como, potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, porém em pequenas quantidades.

A cafeína é o ingrediente ativo do café, mas pode estar presente em outras bebidas contendo, cacau, cola, chocolate, chá e em alguns medicamentos como analgésicos.

Uma xícara de café contém cerca de 50 a 150mg de cafeína, enquanto uma xícara de chá ou de refrigerante a base de cola tem entre 35 a 50mg. O café coado tem menos teor de cafeína, já o café expresso tem maior proporção de cafeína, com isso gera um maior estado energético.

Enfim, seus benefícios atualmente citados em vários estudos, estão entre:

Melhora do rendimento físico e intelectual, estado de alerta;

Melhora das funções cognitivas, como memória, linguagem, capacidade de aprendizado;

Prevenção ao Mal de Alzheimer, Parkinson e combate a depressão (2 a 3 xícaras de 80ml cada por dia);

Auxilia no processo de emagrecimento (quando ingerido sem açúcar), pois é um alimento termogênico que acelera o metabolismo auxiliando na queima de gordura;

Prevenção de alguns cânceres como o de cólon, mama, reto e fígado.

Porém, como em todos os aspectos da nossa alimentação, deve-se consumir o café com moderação e tomando os seguintes cuidados com seus malefícios (excessos):

Taquicardia

Agravamento de lesões no aparelho digestivo (ex: gastrite)

Dificuldade para dormir

Ansiedade, nervosismo, tremores musculares

Indutor da osteoporose, por causar perda significativa de cálcio nos ossos

Agora vai uma dica: não é aconselhável tomar café após o almoço, pois a cafeína compete com alguns nutrientes como o ferro e a vitamina C, consequentemente atrapalham a absorção dos mesmos.

Um cafezinho quentinho é muito bom!

Até o próximo post,

Silvia Marques de Lima
Nutricionista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Epidemia do bem contagiando as crianças também!

Nunca expliquei pro Henrique, meu filho de 4 anos, sobre o que era Foca na Balança. Sempre disse que ia (ou iamos)fazer exercícios e ele ficava muito feliz com isso!  Ontem, corri pela primeira vez os 10 km Tribuna FM, e ele, junto com minha família, estava me esperando na chegada!  Eu tinha prometido que o daria a minha medalha, peeeense numa criança ansiosa pra isso! Até o número do peito ele quis colocar! Ai no final da tarde, escuto ele cantarolando e chego mais perto pra ouvir... Para minha surpresa, ele cantava "Foca na Balança, Foca na Balança!" Preciso dizer o quanto morri de orgulho? Até filmei pra vocês verem comigo essa lindeza! Pode morder??? Na próxima corrida já vou ter torcida organizada!! Um beijo e #focanabalança Lia 

Foca na Mídia - Reportagem para a Record

Na última quinta feira gravamos uma reportagem para o Jornal da Record local, em uma matéria especial para o Dia das Mães. Abaixo você confere algumas fotos dos bastidores da gravação e o vídeo da reportagem que foi ao ar dia 10/05/2013. Um grande beijo Lia

Reflexões a cerca da maternidade - Parte 2 !

* Querida amiga que me lê agora, prepare o lencinho ! * (Se ainda não leu, a parte 1, está aqui ) Quando engravidei do Miguel eu tinha MUITO medo. Medo de não ama-lo como eu amo Henrique... Medo de que nunca mais teria um tempo só meu e do Henrique... Medo da nova organização que a minha vida teria que tomar... Como já mencionei aqui, emagreci 13 kg para engravidar do Miguel . A gestação foi linda, engordei esses mesmos 13 que tinha perdido e fui uma grávida MUITO ativa ! Fiz yoga, caminhei, me preparei com Pilates, enfim, tudo o que estava ao meu alcance para ter uma gestação saudável e um parto normal eu fiz ! Ah sim, porque dessa vez eu estava decidida e preparada para conseguir parir o meu filho da maneira mais natural possível. A Carla, que publiquei o depoimento de sucesso no emagrecimento ontem, havia parido o filho dela naturalmente, no ano anterior ao nascimento do Miguel e a presença dela na minha vida foi essencial nesse trajeto. Tenho qu