Pular para o conteúdo principal

Papo de Fisioterapeuta - Problemas respiratórios em crianças. Como prevenir!

Por Raquel Vasques Escobar - Fisioterapeuta


Com a chegada do outono e inverno, dificilmente conseguimos nos livrar de problemas respiratórios e as crianças e idosos comumente são os que mais sofrem durante estas estações do ano.

Algumas medidas simples podem nos ajudar a prevenir alergias respiratórias e evitar a transmissão de gripes e resfriados.

Primeiramente um esclarecimento importante: gripe e resfriado são situações distintas.

Normalmente as pessoas acreditam estar gripadas, mas, na grande maioria das vezes é apenas um resfriado.

A Gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus influenza, é altamente contagiosa e de fácil transmissão. E por que estou ressaltando isso? 

Porque a transmissão ocorre por espirros e tosse, e muitas vezes nós apresentamos este quadro e não nos cuidamos devidamente e acabamos transmitindo a nossas crianças.

A gripe pode evoluir para complicações secundárias como pneumonia e as crianças com doenças  respiratórias crônicas (asma, bronquite e rinite) são mais susceptíveis às complicações. Já o resfriado apresenta sintomas mais simples como coriza, embora também seja causado por vírus. 

Divido com vocês amigas mães, alguns cuidados simples, mas, que podem ajudar muito:

¸ Primeiramente, mantenha a boa higiene das mãos, pois elas acabam sendo o principal veículo de contaminação. Eu aconselho sempre manter um frasquinho de álcool gel em sua bolsa.

¸ Procure evitar locais aglomerados e com pouca circulação de ar como, por exemplo, Shoppings. principalmente se seu bebê tiver menos que quatro meses.

¸ Mantenha o organismo hidratado, a água é importantíssima, pois ajuda a fluidificar secreções.

¸ Evite fumar e expor seus filhos a ambiente com muita poeira ou fumaça;

¸ Mantenha o ambiente arejado! As bactérias se concentram em locais fechados.

¸ Evite o contato com pessoas gripadas ou com resfriados, pois essas doenças são facilmente adquiridas pelo ar;

¸ Roupas de cama, edredons, protetores de berço e almofadas devem ser periodicamente higienizados;

¸ Evite tapetes e carpetes, esses sim são vilões para quadros respiratórios alérgicos.


Cuidados específicos:

¸ Ofereça água e líquidos rotineiramente,

¸ Lave o nariz de seu filho de 3 a 4 vezes ao dia com solução fisiológica, o spray acaba sendo mais indicado por não ter conservantes. Eu particularmente gosto bastante de um Spray chamado Nasoclean. Dica: 
Eu sempre lavo o nariz de minha filha ao voltar da escola e de ambientes fechados como shopping ou aniversários.

¸ Procure manter a cabeceira da cama ou berço elevada (30 graus), essa posição pode evitar o risco de refluxo gastresofágico e melhora a sincronia da respiração principalmente em situações de obstrução nasal. 

¸ Assim que seus filhos compreenderem bem, você deve instruí-los a respirarem pelo nariz, que tem a função de filtrar e umidificar o ar.

¸ Prefira sempre realizar atividades com seu filho em ambientes abertos, e, quando em casa, procure manter as janelas abertas, mesmo no frio!

¸ A inalação com solução fisiológica também pode ser utilizada com o intuito de fluidificar as secreções e facilitar sua remoção.

¸ A alimentação deve ser balanceada com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente aquelas que contêm vitamina C.

¸ Embora adorados por nossos pequenos, bichos de pelúcia devem ser evitados. De preferência ofereça aqueles sem pelos e antialérgicos, que podem ser lavados. Com isso você irá minimizar o acúmulo de poeira e ácaros que acabam piorando ainda mais os problemas respiratórios.

IMPORTANTE: Em qualquer situação de alterações do quadro respiratório procure sempre a orientação médica. NÃO utilize medicamentos sem orientação médica!

Toda detecção precoce, leva a cura precoce também!!!

Um grande abraço,
Raquel Escobar
#focanaprevenção # focanasaúde #focanabalança

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio da Semana: Sentar e Levantar da Cadeira

Semana nova começando e, com ela, mais uma pequena meta chegando!!!  A ideia do  #focanameta  é que, a cada semana, consigamos inserir metas simples em nosso dia a dia e, desta forma, conseguirmos alcançar nossos objetivos de um jeito leve e constante. Para esta semana eu quero que você faça uma atividade que eu tenho certeza que você já está acostumada, mas agora vai fazer em formato de exercício! Vamos de Senta e Levanta na Cadeira ? Como vai funcionar?  A ideia é sentar e levantar 50 vezes ao dia, todos os dias da semana! Preciso fazer as 50 de uma vez? Claro que não! Você pode dividir pelo seu dia! Posso fazer mais que 50 vezes? Pelo menos 50! Se fizer mais, me conta depois quantos você fez! . O que eu ganho fazendo esta atividade? - Bumbum durinho - Pernas fortes - Calorias eliminadas Vale desafiar uma amiga? Claro que sim! Marque uma amiga nos comentários e chame ela pro desafio. E aí? Todo mundo pronta pra começar?  Qu...

Papo de Profissional: Saiba tudo sobre o Café !

Por Cleide Zago - Técnica de Alimentos e Bebidas O Brasil é o maior produtor de café do mundo, lógico que não como na época do Brasil Colonial, onde Senhores de Fazenda utilizavam mão de obra escrava ou colona e viam-se fazendas de café por todos os cantos, mas ainda estamos no topo da lista de produção. O café, assim como chás e refrigerantes a base de cola (todas as bebidas com cafeína) estão no topo da lista de bebidas mais consumidas no mundo. Como produzimos, é claro que existem várias pesquisas sobre os benefícios e malefícios do consumo da bebida. Tanto que a  Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui o núcleo de estudo 'Café e Saúde' e a revista 'O Café e a Saúde Humana'.  http://www.sapc.embrapa.br/.  Além da Embrapa, existem Universidades e outros Institutos que tem como base de estudo o café. Além da famosa cafeína, o café também tem potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no g...

Papo de Profissional : Sódio: o grande vilão da vez!

Por Cleide Zago - Técnica de Bebidas e Alimentos Não é de hoje que assistimos matérias na TV, lemos em jornais e revistas, acessamos sites e a informação é: excesso de sal faz mal a saúde . Você sabe por que atacam tanto este “vilão” tão bonitinho que encontramos na tabela periódica como Na? Quando consumimos a quantidade de sódio acima do limite recomendado que é de 500 mg/dia. Podemos desenvolver doenças como: hipertensão arterial, problemas renais, arritmia e infarto. Então este é um ótimo motivo para existir este alerta! O Sódio é utilizado na forma de Cloreto de Sódio – NaCl (Sal de cozinha) há mais de 5000 anos, os egípcios utilizavam para manter alimentos conservados, já que o sal desidrata o alimento (característica osmótica) e sem água, micro-organismos como bactérias não se proliferam rapidamente. Somente no século XX foi utilizado como tempero. A questão é que ainda nos dias de hoje, o sódio é extremamente eficiente na conservação, e por isso que alimen...