Pular para o conteúdo principal

Papo de Fisioterapeuta - Problemas respiratórios em crianças. Como prevenir!

Por Raquel Vasques Escobar - Fisioterapeuta


Com a chegada do outono e inverno, dificilmente conseguimos nos livrar de problemas respiratórios e as crianças e idosos comumente são os que mais sofrem durante estas estações do ano.

Algumas medidas simples podem nos ajudar a prevenir alergias respiratórias e evitar a transmissão de gripes e resfriados.

Primeiramente um esclarecimento importante: gripe e resfriado são situações distintas.

Normalmente as pessoas acreditam estar gripadas, mas, na grande maioria das vezes é apenas um resfriado.

A Gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus influenza, é altamente contagiosa e de fácil transmissão. E por que estou ressaltando isso? 

Porque a transmissão ocorre por espirros e tosse, e muitas vezes nós apresentamos este quadro e não nos cuidamos devidamente e acabamos transmitindo a nossas crianças.

A gripe pode evoluir para complicações secundárias como pneumonia e as crianças com doenças  respiratórias crônicas (asma, bronquite e rinite) são mais susceptíveis às complicações. Já o resfriado apresenta sintomas mais simples como coriza, embora também seja causado por vírus. 

Divido com vocês amigas mães, alguns cuidados simples, mas, que podem ajudar muito:

¸ Primeiramente, mantenha a boa higiene das mãos, pois elas acabam sendo o principal veículo de contaminação. Eu aconselho sempre manter um frasquinho de álcool gel em sua bolsa.

¸ Procure evitar locais aglomerados e com pouca circulação de ar como, por exemplo, Shoppings. principalmente se seu bebê tiver menos que quatro meses.

¸ Mantenha o organismo hidratado, a água é importantíssima, pois ajuda a fluidificar secreções.

¸ Evite fumar e expor seus filhos a ambiente com muita poeira ou fumaça;

¸ Mantenha o ambiente arejado! As bactérias se concentram em locais fechados.

¸ Evite o contato com pessoas gripadas ou com resfriados, pois essas doenças são facilmente adquiridas pelo ar;

¸ Roupas de cama, edredons, protetores de berço e almofadas devem ser periodicamente higienizados;

¸ Evite tapetes e carpetes, esses sim são vilões para quadros respiratórios alérgicos.


Cuidados específicos:

¸ Ofereça água e líquidos rotineiramente,

¸ Lave o nariz de seu filho de 3 a 4 vezes ao dia com solução fisiológica, o spray acaba sendo mais indicado por não ter conservantes. Eu particularmente gosto bastante de um Spray chamado Nasoclean. Dica: 
Eu sempre lavo o nariz de minha filha ao voltar da escola e de ambientes fechados como shopping ou aniversários.

¸ Procure manter a cabeceira da cama ou berço elevada (30 graus), essa posição pode evitar o risco de refluxo gastresofágico e melhora a sincronia da respiração principalmente em situações de obstrução nasal. 

¸ Assim que seus filhos compreenderem bem, você deve instruí-los a respirarem pelo nariz, que tem a função de filtrar e umidificar o ar.

¸ Prefira sempre realizar atividades com seu filho em ambientes abertos, e, quando em casa, procure manter as janelas abertas, mesmo no frio!

¸ A inalação com solução fisiológica também pode ser utilizada com o intuito de fluidificar as secreções e facilitar sua remoção.

¸ A alimentação deve ser balanceada com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente aquelas que contêm vitamina C.

¸ Embora adorados por nossos pequenos, bichos de pelúcia devem ser evitados. De preferência ofereça aqueles sem pelos e antialérgicos, que podem ser lavados. Com isso você irá minimizar o acúmulo de poeira e ácaros que acabam piorando ainda mais os problemas respiratórios.

IMPORTANTE: Em qualquer situação de alterações do quadro respiratório procure sempre a orientação médica. NÃO utilize medicamentos sem orientação médica!

Toda detecção precoce, leva a cura precoce também!!!

Um grande abraço,
Raquel Escobar
#focanaprevenção # focanasaúde #focanabalança

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Epidemia do bem contagiando as crianças também!

Nunca expliquei pro Henrique, meu filho de 4 anos, sobre o que era Foca na Balança. Sempre disse que ia (ou iamos)fazer exercícios e ele ficava muito feliz com isso!  Ontem, corri pela primeira vez os 10 km Tribuna FM, e ele, junto com minha família, estava me esperando na chegada!  Eu tinha prometido que o daria a minha medalha, peeeense numa criança ansiosa pra isso! Até o número do peito ele quis colocar! Ai no final da tarde, escuto ele cantarolando e chego mais perto pra ouvir... Para minha surpresa, ele cantava "Foca na Balança, Foca na Balança!" Preciso dizer o quanto morri de orgulho? Até filmei pra vocês verem comigo essa lindeza! Pode morder??? Na próxima corrida já vou ter torcida organizada!! Um beijo e #focanabalança Lia 

Foca na Mídia - Reportagem para a Record

Na última quinta feira gravamos uma reportagem para o Jornal da Record local, em uma matéria especial para o Dia das Mães. Abaixo você confere algumas fotos dos bastidores da gravação e o vídeo da reportagem que foi ao ar dia 10/05/2013. Um grande beijo Lia

Reflexões a cerca da maternidade - Parte 2 !

* Querida amiga que me lê agora, prepare o lencinho ! * (Se ainda não leu, a parte 1, está aqui ) Quando engravidei do Miguel eu tinha MUITO medo. Medo de não ama-lo como eu amo Henrique... Medo de que nunca mais teria um tempo só meu e do Henrique... Medo da nova organização que a minha vida teria que tomar... Como já mencionei aqui, emagreci 13 kg para engravidar do Miguel . A gestação foi linda, engordei esses mesmos 13 que tinha perdido e fui uma grávida MUITO ativa ! Fiz yoga, caminhei, me preparei com Pilates, enfim, tudo o que estava ao meu alcance para ter uma gestação saudável e um parto normal eu fiz ! Ah sim, porque dessa vez eu estava decidida e preparada para conseguir parir o meu filho da maneira mais natural possível. A Carla, que publiquei o depoimento de sucesso no emagrecimento ontem, havia parido o filho dela naturalmente, no ano anterior ao nascimento do Miguel e a presença dela na minha vida foi essencial nesse trajeto. Tenho qu