Pular para o conteúdo principal

Papo de Psicóloga: Auto-estima

Por Karina Alvarez de Aragão - Psicóloga


Falar sobre auto-estima é abordar um tema complexo, cheio de ramificações e praticamente sem fim.

No entanto tentaremos abordar o assunto de forma pontual e voltada para a nossa proposta do projeto #focanabalança.

Auto-estima é a opinião que a pessoa tem de si mesma, a capacidade de confiar, respeitar e gostar de si própria.

A auto-estima rebaixada é algo nem sempre fácil de se perceber, mas um observador mais atento ou alguém treinado para esta função como o psicólogo saberá captar um quadro mais específico.

Como dissemos, esse é um assunto complexo, mas podemos dar alguns exemplos de características de baixa auto-estima como: insegurança, perfeccionismo, dúvidas constantes, incertezas, necessidade de agradar e de aprovação , entre tantas outras.

Quando algo não está bom, nossa mente parece especialista em frizar aquele aspecto. 

Mas para toda questão disfuncional, sempre existem várias alternativas viáveis de solução, basta querer.

A chave da auto-estima está no prazer. 

Toda e qualquer atividade prazerosa onde haja um tempo reservado para pensar em si própria renova as energias.

Não é preciso dinheiro nem tempo além do convencional para começar essa busca, pense nas pequenas coisas que te fazem feliz, caminhar descalça a beira-mar, ler um livro em silêncio antes de dormir, cozinhar, acordar tarde, fazer cócegas no seu filho. 

É certo que estar feliz com o próprio corpo também contribui muito para a elevação da autoestima, e é claro que as metas são importante, mas é a busca que vai dar o sentido necessário para o processo.

Enquanto você corre atrás pra chegar lá, divirta-se! 

Permita-se contar tudo para uma amiga de uma forma leve e bem humorada, molhe o pés no mar depois daquela caminhada, experimente preparar receitas leves e saudáveis ao lado das pessoas que vc ama, enfim... O céu é o limite. 

Mas converta os aspectos negativos em características a serem melhoradas . 

Tente, e você vai constatar que sua crença e apreciação por si próprio vai se elevar sem você sequer perceber.

Karina Alvarez Lopes e Aragão
Psicóloga
kakaalvarez@gmail.com
Tel: (13) 9712-5752

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Epidemia do bem contagiando as crianças também!

Nunca expliquei pro Henrique, meu filho de 4 anos, sobre o que era Foca na Balança. Sempre disse que ia (ou iamos)fazer exercícios e ele ficava muito feliz com isso!  Ontem, corri pela primeira vez os 10 km Tribuna FM, e ele, junto com minha família, estava me esperando na chegada!  Eu tinha prometido que o daria a minha medalha, peeeense numa criança ansiosa pra isso! Até o número do peito ele quis colocar! Ai no final da tarde, escuto ele cantarolando e chego mais perto pra ouvir... Para minha surpresa, ele cantava "Foca na Balança, Foca na Balança!" Preciso dizer o quanto morri de orgulho? Até filmei pra vocês verem comigo essa lindeza! Pode morder??? Na próxima corrida já vou ter torcida organizada!! Um beijo e #focanabalança Lia 

Foca na Mídia - Reportagem para a Record

Na última quinta feira gravamos uma reportagem para o Jornal da Record local, em uma matéria especial para o Dia das Mães. Abaixo você confere algumas fotos dos bastidores da gravação e o vídeo da reportagem que foi ao ar dia 10/05/2013. Um grande beijo Lia

Reflexões a cerca da maternidade - Parte 2 !

* Querida amiga que me lê agora, prepare o lencinho ! * (Se ainda não leu, a parte 1, está aqui ) Quando engravidei do Miguel eu tinha MUITO medo. Medo de não ama-lo como eu amo Henrique... Medo de que nunca mais teria um tempo só meu e do Henrique... Medo da nova organização que a minha vida teria que tomar... Como já mencionei aqui, emagreci 13 kg para engravidar do Miguel . A gestação foi linda, engordei esses mesmos 13 que tinha perdido e fui uma grávida MUITO ativa ! Fiz yoga, caminhei, me preparei com Pilates, enfim, tudo o que estava ao meu alcance para ter uma gestação saudável e um parto normal eu fiz ! Ah sim, porque dessa vez eu estava decidida e preparada para conseguir parir o meu filho da maneira mais natural possível. A Carla, que publiquei o depoimento de sucesso no emagrecimento ontem, havia parido o filho dela naturalmente, no ano anterior ao nascimento do Miguel e a presença dela na minha vida foi essencial nesse trajeto. Tenho qu