Pular para o conteúdo principal

Papo de Profissional: Nossas aliadas, as Fibras !

Por Cleide Zago, Técnica de Alimentos e Bebidas

As fibras alimentares, encontradas em vegetais, são substâncias filamentosas curtas ou longas, derivadas de polissacarídeos que formam as moléculas de celulose.

Apenas animais como os ruminantes conseguem sintetizar as fibras e transformá-las em energia. 

Já os seres humanos que não catabolizam a celulose e muito menos possuem simbiose com organismos que degradam essa substância, acabam não aproveitando o composto como fonte nutricional. 

Entretanto, são elementos importantes em nossa dieta.

Quando acrescentamos as fibras na nossa alimentação, balanceamos nossa dieta, pois estas auxiliam, regulando o intestino. 

Sua presença tem efeitos na consistência da massa alimentar e fecal, propiciando melhor funcionamento peristáltico do intestino (movimentos involuntários), evitando prisão de ventre ou, até mesmo, doenças como o câncer. 

A ingestão habitual de fibras pode ajudar a perder peso e consequente emagrecimento.

Estudos realizados na Holanda, dizem que se consumirmos 10g/dia de fibra reduziremos 1cm de barriga por ano, nos Estados Unidos também foram feitas descobertas que elas auxiliam na imunidade e estimulam o crescimento de bactérias benéficas na flora intestinal bloqueando a atividade dos micro-organismos danosos.

Além disso, as fibras contribuem para a redução do colesterol, em especial a betaglucana, cuja principal fonte é a aveia, liga-se a essas gorduras dentro do intestino e inibe sua absorção. 

Também existem estudos que elas funcionam como vassouras, varrendo toxinas dos pulmões e estômago que, se ficassem lá, iriam transformar-se em tumores.

E não param por ai, os estudos sobre as fibras existem no mundo todo, e só com resultados positivos e muito gratificantes.

Existem 2 tipos de fibras, as Solúveis e as Insolúveis.

As fibras solúveis são encontradas em frutas, verduras, aveia, cevada, leguminosas e retardam a absorção da glicose, causam maior saciedade, reduzem os níveis de colesterol sanguíneo e protegem o intestino, inclusive de câncer.

Já as fibras insolúveis, são encontradas em verduras, farelo de trigo, cereais integrais e aumentam o bolo fecal, estimulam o bom funcionamento do intestino e previnem contra a constipação intestinal.

A indústria tem utilizado uma fibra para compor muitos alimentos funcionais, esta fibra é a polidextrose.

A polidextrose é um composto formado por polímeros de glicose obtida por processo de condensação, o que origina um produto que tem difícil digestão, atingindo o intestino intacto. 

Essas características permitem classificar a polidextrose como fibra solúvel que não sofre digestão no trato gastrintestinal. Além disso, é um produto que quase não tem calorias, perfeito para melhorar a saciedade e o funcionamento intestinal sem aumentar o consumo calórico. 

A polidextrose tem sido o alvo de muitos estudos, principalmente por sua capacidade prebiótica e emagrecedora.

Existe no mercado, um néctar chamado Activia nos sabores Laranja, Uva e Pêssego, que promete auxiliar no regulamento intestinal e que utiliza a polidextrose para isso. 

Este é apenas um exemplo, de que podemos encontrar comidas e bebidas industrializadas com propósitos saudáveis, basta lermos o rótulo e se informar a respeito.

Em resumo, hoje é possível comermos alimentos ricos em fibras, in natura ou industrializados. 

São saborosos, fazem bem ao nosso organismo e consequentemente auxiliam a termos o peso correto para nossa idade e altura.

No próximo artigo, vamos falar sobre probióticos.

Até lá!
Cleide Zago
Técnica de Alimentos e Bebidas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Epidemia do bem contagiando as crianças também!

Nunca expliquei pro Henrique, meu filho de 4 anos, sobre o que era Foca na Balança. Sempre disse que ia (ou iamos)fazer exercícios e ele ficava muito feliz com isso!  Ontem, corri pela primeira vez os 10 km Tribuna FM, e ele, junto com minha família, estava me esperando na chegada!  Eu tinha prometido que o daria a minha medalha, peeeense numa criança ansiosa pra isso! Até o número do peito ele quis colocar! Ai no final da tarde, escuto ele cantarolando e chego mais perto pra ouvir... Para minha surpresa, ele cantava "Foca na Balança, Foca na Balança!" Preciso dizer o quanto morri de orgulho? Até filmei pra vocês verem comigo essa lindeza! Pode morder??? Na próxima corrida já vou ter torcida organizada!! Um beijo e #focanabalança Lia 

Foca na Mídia - Reportagem para a Record

Na última quinta feira gravamos uma reportagem para o Jornal da Record local, em uma matéria especial para o Dia das Mães. Abaixo você confere algumas fotos dos bastidores da gravação e o vídeo da reportagem que foi ao ar dia 10/05/2013. Um grande beijo Lia

Reflexões a cerca da maternidade - Parte 2 !

* Querida amiga que me lê agora, prepare o lencinho ! * (Se ainda não leu, a parte 1, está aqui ) Quando engravidei do Miguel eu tinha MUITO medo. Medo de não ama-lo como eu amo Henrique... Medo de que nunca mais teria um tempo só meu e do Henrique... Medo da nova organização que a minha vida teria que tomar... Como já mencionei aqui, emagreci 13 kg para engravidar do Miguel . A gestação foi linda, engordei esses mesmos 13 que tinha perdido e fui uma grávida MUITO ativa ! Fiz yoga, caminhei, me preparei com Pilates, enfim, tudo o que estava ao meu alcance para ter uma gestação saudável e um parto normal eu fiz ! Ah sim, porque dessa vez eu estava decidida e preparada para conseguir parir o meu filho da maneira mais natural possível. A Carla, que publiquei o depoimento de sucesso no emagrecimento ontem, havia parido o filho dela naturalmente, no ano anterior ao nascimento do Miguel e a presença dela na minha vida foi essencial nesse trajeto. Tenho qu