Pular para o conteúdo principal

Papo de Profissional: Nossas aliadas, as Fibras !

Por Cleide Zago, Técnica de Alimentos e Bebidas

As fibras alimentares, encontradas em vegetais, são substâncias filamentosas curtas ou longas, derivadas de polissacarídeos que formam as moléculas de celulose.

Apenas animais como os ruminantes conseguem sintetizar as fibras e transformá-las em energia. 

Já os seres humanos que não catabolizam a celulose e muito menos possuem simbiose com organismos que degradam essa substância, acabam não aproveitando o composto como fonte nutricional. 

Entretanto, são elementos importantes em nossa dieta.

Quando acrescentamos as fibras na nossa alimentação, balanceamos nossa dieta, pois estas auxiliam, regulando o intestino. 

Sua presença tem efeitos na consistência da massa alimentar e fecal, propiciando melhor funcionamento peristáltico do intestino (movimentos involuntários), evitando prisão de ventre ou, até mesmo, doenças como o câncer. 

A ingestão habitual de fibras pode ajudar a perder peso e consequente emagrecimento.

Estudos realizados na Holanda, dizem que se consumirmos 10g/dia de fibra reduziremos 1cm de barriga por ano, nos Estados Unidos também foram feitas descobertas que elas auxiliam na imunidade e estimulam o crescimento de bactérias benéficas na flora intestinal bloqueando a atividade dos micro-organismos danosos.

Além disso, as fibras contribuem para a redução do colesterol, em especial a betaglucana, cuja principal fonte é a aveia, liga-se a essas gorduras dentro do intestino e inibe sua absorção. 

Também existem estudos que elas funcionam como vassouras, varrendo toxinas dos pulmões e estômago que, se ficassem lá, iriam transformar-se em tumores.

E não param por ai, os estudos sobre as fibras existem no mundo todo, e só com resultados positivos e muito gratificantes.

Existem 2 tipos de fibras, as Solúveis e as Insolúveis.

As fibras solúveis são encontradas em frutas, verduras, aveia, cevada, leguminosas e retardam a absorção da glicose, causam maior saciedade, reduzem os níveis de colesterol sanguíneo e protegem o intestino, inclusive de câncer.

Já as fibras insolúveis, são encontradas em verduras, farelo de trigo, cereais integrais e aumentam o bolo fecal, estimulam o bom funcionamento do intestino e previnem contra a constipação intestinal.

A indústria tem utilizado uma fibra para compor muitos alimentos funcionais, esta fibra é a polidextrose.

A polidextrose é um composto formado por polímeros de glicose obtida por processo de condensação, o que origina um produto que tem difícil digestão, atingindo o intestino intacto. 

Essas características permitem classificar a polidextrose como fibra solúvel que não sofre digestão no trato gastrintestinal. Além disso, é um produto que quase não tem calorias, perfeito para melhorar a saciedade e o funcionamento intestinal sem aumentar o consumo calórico. 

A polidextrose tem sido o alvo de muitos estudos, principalmente por sua capacidade prebiótica e emagrecedora.

Existe no mercado, um néctar chamado Activia nos sabores Laranja, Uva e Pêssego, que promete auxiliar no regulamento intestinal e que utiliza a polidextrose para isso. 

Este é apenas um exemplo, de que podemos encontrar comidas e bebidas industrializadas com propósitos saudáveis, basta lermos o rótulo e se informar a respeito.

Em resumo, hoje é possível comermos alimentos ricos em fibras, in natura ou industrializados. 

São saborosos, fazem bem ao nosso organismo e consequentemente auxiliam a termos o peso correto para nossa idade e altura.

No próximo artigo, vamos falar sobre probióticos.

Até lá!
Cleide Zago
Técnica de Alimentos e Bebidas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio da Semana: Sentar e Levantar da Cadeira

Semana nova começando e, com ela, mais uma pequena meta chegando!!!  A ideia do  #focanameta  é que, a cada semana, consigamos inserir metas simples em nosso dia a dia e, desta forma, conseguirmos alcançar nossos objetivos de um jeito leve e constante. Para esta semana eu quero que você faça uma atividade que eu tenho certeza que você já está acostumada, mas agora vai fazer em formato de exercício! Vamos de Senta e Levanta na Cadeira ? Como vai funcionar?  A ideia é sentar e levantar 50 vezes ao dia, todos os dias da semana! Preciso fazer as 50 de uma vez? Claro que não! Você pode dividir pelo seu dia! Posso fazer mais que 50 vezes? Pelo menos 50! Se fizer mais, me conta depois quantos você fez! . O que eu ganho fazendo esta atividade? - Bumbum durinho - Pernas fortes - Calorias eliminadas Vale desafiar uma amiga? Claro que sim! Marque uma amiga nos comentários e chame ela pro desafio. E aí? Todo mundo pronta pra começar?  Qu...

Papo de Profissional: Saiba tudo sobre o Café !

Por Cleide Zago - Técnica de Alimentos e Bebidas O Brasil é o maior produtor de café do mundo, lógico que não como na época do Brasil Colonial, onde Senhores de Fazenda utilizavam mão de obra escrava ou colona e viam-se fazendas de café por todos os cantos, mas ainda estamos no topo da lista de produção. O café, assim como chás e refrigerantes a base de cola (todas as bebidas com cafeína) estão no topo da lista de bebidas mais consumidas no mundo. Como produzimos, é claro que existem várias pesquisas sobre os benefícios e malefícios do consumo da bebida. Tanto que a  Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui o núcleo de estudo 'Café e Saúde' e a revista 'O Café e a Saúde Humana'.  http://www.sapc.embrapa.br/.  Além da Embrapa, existem Universidades e outros Institutos que tem como base de estudo o café. Além da famosa cafeína, o café também tem potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no g...

Papo de Profissional : Sódio: o grande vilão da vez!

Por Cleide Zago - Técnica de Bebidas e Alimentos Não é de hoje que assistimos matérias na TV, lemos em jornais e revistas, acessamos sites e a informação é: excesso de sal faz mal a saúde . Você sabe por que atacam tanto este “vilão” tão bonitinho que encontramos na tabela periódica como Na? Quando consumimos a quantidade de sódio acima do limite recomendado que é de 500 mg/dia. Podemos desenvolver doenças como: hipertensão arterial, problemas renais, arritmia e infarto. Então este é um ótimo motivo para existir este alerta! O Sódio é utilizado na forma de Cloreto de Sódio – NaCl (Sal de cozinha) há mais de 5000 anos, os egípcios utilizavam para manter alimentos conservados, já que o sal desidrata o alimento (característica osmótica) e sem água, micro-organismos como bactérias não se proliferam rapidamente. Somente no século XX foi utilizado como tempero. A questão é que ainda nos dias de hoje, o sódio é extremamente eficiente na conservação, e por isso que alimen...