Pular para o conteúdo principal

Azeite e outros óleos vegetais: mocinhos ou vilões da sua dieta?

Por Diana Von Borell - Nutricionista Convidada

Quando estamos FOCAdas em perder peso com saúde, nos preocupamos logo em nos exercitar e também com nossa alimentação, certo?


Logo aprendemos que passar fome não nos faz emagrecer com saúde e que o cuidado com o que comemos e COMO fazemos nossas refeições são fundamentais.


Mas se não temos uma orientação de um profissional podemos cometer alguns erros, como usar azeite para cozinhar, fritar e encharcar a salada com ele!

Entenda por que não é o ideal...

Os óleos vegetais se diferem da gordura animal por possuírem tipos de gorduras benéficas ao organismo, controlando os níveis de colesterol no sangue, fazendo bem ao sistema cardiovascular, entre outros benefícios.

Mas... Cuidado!

Esses óleos também têm (em quantidade menor, mas têm) a gordura saturada - nossa inimiga!

Por isso o consumo desses também deve ser controlado, além do que são calóricos e caloria em excesso faz aumentar "aquele pneuzinho" do qual estamos loucas para nos livrar!

O que fazer, então, para que as refeições fiquem mais saudáveis no aspecto gordura?

É só saber utilizar os óleos vegetais de forma adequada e sem abusar das quantidades.

Os óleos possuem termo-sensibilidade diferente, ou seja, alguns são mais resistentes ao calor que outros.

Quando o óleo queima (saindo aquela fumacinha) ele perde suas propriedades naturalmente benéficas, se tornando uma gordura de má qualidade e ainda forma a acroleína - uma substância cancerígena.

Indicação:

- Fritura: óleo de milho ou de soja (mas evite ao máximo essa forma de preparo, pois torna o alimento muito mais calórico).
- Cozinhar/Refogar: óleo de girassol, canola ou milho.
- Temperar salada: azeite ou óleo de linhaça.

Quantidades:

- Usar um fio de óleo para refogar.
- Usar de 1 a 2 colheres de chá de azeite para temperar a salada no seu prato, dependendo da quantidade. O ideal é fazer um tempero caseiro com azeite, vinagre e ou limão, uma pitada de sal e orégano.

Mais dicas:

- Azeite Composto corresponde à mistura de tipos de óleos. Seu uso não é aconselhado. Compre-os separadamente.
- Azeite de dendê possui muita gordura saturada.
- Prefira o azeite extravirgem.
- A gordura da manteiga é de origem animal, ou seja, possui muita gordura saturada e colesterol.

Boa sorte!


Diana von Borell
Nutricionista

daiaborell@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio da Semana: Sentar e Levantar da Cadeira

Semana nova começando e, com ela, mais uma pequena meta chegando!!!  A ideia do  #focanameta  é que, a cada semana, consigamos inserir metas simples em nosso dia a dia e, desta forma, conseguirmos alcançar nossos objetivos de um jeito leve e constante. Para esta semana eu quero que você faça uma atividade que eu tenho certeza que você já está acostumada, mas agora vai fazer em formato de exercício! Vamos de Senta e Levanta na Cadeira ? Como vai funcionar?  A ideia é sentar e levantar 50 vezes ao dia, todos os dias da semana! Preciso fazer as 50 de uma vez? Claro que não! Você pode dividir pelo seu dia! Posso fazer mais que 50 vezes? Pelo menos 50! Se fizer mais, me conta depois quantos você fez! . O que eu ganho fazendo esta atividade? - Bumbum durinho - Pernas fortes - Calorias eliminadas Vale desafiar uma amiga? Claro que sim! Marque uma amiga nos comentários e chame ela pro desafio. E aí? Todo mundo pronta pra começar?  Qu...

Papo de Profissional: Saiba tudo sobre o Café !

Por Cleide Zago - Técnica de Alimentos e Bebidas O Brasil é o maior produtor de café do mundo, lógico que não como na época do Brasil Colonial, onde Senhores de Fazenda utilizavam mão de obra escrava ou colona e viam-se fazendas de café por todos os cantos, mas ainda estamos no topo da lista de produção. O café, assim como chás e refrigerantes a base de cola (todas as bebidas com cafeína) estão no topo da lista de bebidas mais consumidas no mundo. Como produzimos, é claro que existem várias pesquisas sobre os benefícios e malefícios do consumo da bebida. Tanto que a  Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui o núcleo de estudo 'Café e Saúde' e a revista 'O Café e a Saúde Humana'.  http://www.sapc.embrapa.br/.  Além da Embrapa, existem Universidades e outros Institutos que tem como base de estudo o café. Além da famosa cafeína, o café também tem potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no g...

Papo de Profissional : Sódio: o grande vilão da vez!

Por Cleide Zago - Técnica de Bebidas e Alimentos Não é de hoje que assistimos matérias na TV, lemos em jornais e revistas, acessamos sites e a informação é: excesso de sal faz mal a saúde . Você sabe por que atacam tanto este “vilão” tão bonitinho que encontramos na tabela periódica como Na? Quando consumimos a quantidade de sódio acima do limite recomendado que é de 500 mg/dia. Podemos desenvolver doenças como: hipertensão arterial, problemas renais, arritmia e infarto. Então este é um ótimo motivo para existir este alerta! O Sódio é utilizado na forma de Cloreto de Sódio – NaCl (Sal de cozinha) há mais de 5000 anos, os egípcios utilizavam para manter alimentos conservados, já que o sal desidrata o alimento (característica osmótica) e sem água, micro-organismos como bactérias não se proliferam rapidamente. Somente no século XX foi utilizado como tempero. A questão é que ainda nos dias de hoje, o sódio é extremamente eficiente na conservação, e por isso que alimen...