Pular para o conteúdo principal

Papo de Profissional - Entendendo a Farinha de Trigo


Por Cleide Zago - Técnica de Alimentos e Bebidas

A primeira vez que fiz reeducação alimentar acompanhada de uma profissional da nutrição, fui orientada a não comer nada que continha em seus ingredientes farinha de trigo, mesmo sendo integral.

Apesar de eu não ser celíaca e não sofrer nenhum tipo de alergia ou intolerância estava disposta a ter mais saúde, e se isso fosse me trazer mais saúde, disposição e uns quilinhos a menos, por que não?

Como sou formada na área de alimentos e é bom deixar claro que a área de tecnologia de alimentos é exatas voltada a química e não pertence a área de saúde como nutrição, estudei e trabalhei com produtos a base de farinhas. Inclusive fiz curso no ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), no setor do Cereal / Chocotec sobre farinhas. Sendo assim pensei, vou fazer a restrição, afinal não sou da área de saúde e se busquei ajuda é por que preciso, apesar de achar que não tinha nada haver esta restrição.

Foram 40 dias de sofrimento. Sim, sofrimento! Porque nós seres humanos temos o hábito de comer produtos a base de farinha de trigo e de uma hora para outra não poder mais, isso restringiu muito os alimentos que costumava ingerir diariamente.

Cheguei à conclusão de que a abstinência de uma coisa só deve ser feita se você tem alguma doença que restrinja o consumo dela, caso contrário o ideal é comer a quantidade certa e não parar de comer cem por cento produtos produzidos com aquele ingrediente.

Mas o porquê deste post afinal?

O motivo, é que quando retornei a consulta questionei não poder comer a farinha de trigo e daí vi que muitos profissionais e pessoas que não são da área de tecnologia de alimentos tem informações equivocadas a respeito de muitos alimentos, inclusive os industrializados.

Para isso resolvi explicar um pouco o que é farinha de trigo.

Como a legislação define a Farinha de Trigo: produto elaborado com grãos de trigo comum (Triticum aestivum L.) e outras espécies de trigo do gênero Triticum, ou combinações por meio de trituração ou moagem.

A farinha de trigo é um alimento necessário para o nosso organismo, porém, em pouca quantidade. O nosso grande erro é consumir muito a farinha de trigo, já que ela é ingrediente de alimentos como pães, bolos, biscoitos, empanados, massas dentre outros. Só não deve consumir a farinha de trigo pessoas que tem a doença celíaca, ou algum tipo de alergia ou restrição médica.

A farinha de trigo é classificada pelo tipo do trigo (espécie), tipo de tratamento que recebe e a quantidade de força, ou seja, de glúten, também são analisados a quantidade de cinzas e granulometria.

Quando um moinho produz a farinha de trigo, ele envia amostra do lote para laboratório credenciado e este realiza estudos de reologia da farinha, que irão classificar a farinha e dependendo de sua classificação ela será destinada a produção de produtos específicos, por exemplo: O biscoito não pode crescer muito, senão ficará despadronizado, então tem que ser utilizado uma farinha fraca (pouco glúten) já o pão tem que crescer bastante tem que ser uma farinha forte (muito glúten).

De uma forma não muito técnica podemos classificar a farinha de trigo como:

  • Farinha Integral - proveniente da moagem do grão de trigo inteiro é utilizada no preparo de pães integrais, com alto teor de fibras.
  • Farinha Especial - apresenta uma quantidade de glúten (proteínas do trigo) que a torna ideal para ser utilizada no preparo dos diversos pães que conhecemos;
  • Semolina - apresenta um teor de glúten superior, sendo destinada ao preparo de macarrão e outras massas.
  • Farinha Comum - apresenta um teor de glúten menor, sendo utilizada no preparo de bolos, doces, pães e outros alimentos

Determinado o tipo da farinha, este moinho irá enriquecer a mesma, de acordo com uma lei do governo federal (2002). Toda farinha comercializada no Brasil deve receber doses extras de ferro e de ácido fólico.

Segundo um levantamento realizado por pesquisadores do ITAL, esse tipo de intervenção é bastante comum em todo o planeta. E, se você está pensando que a norma é intrínseca a países pobres, saiba que até mesmo nos Estados Unidos essa medida já é parte da rotina há muito tempo.

E em todos os programas de fortificação o ferro é sempre o primeiro nutriente a ser incorporado. Isso acontece porque infelizmente sua carência não é rara. Quem está com níveis inadequados acaba mais suscetível a infecções, desânimo e dificuldades cognitivas.

E o que dizer do ácido fólico? Sua atuação mais marcante é, sem dúvida, no desenvolvimento do feto. A vitamina é capaz de barrar danos ao sistema nervoso que podem causar paralisia e problemas mentais.

Então, quando comemos um produto com farinha enriquecida, estamos ajudando a erradicar doenças.

Certo, mas a farinha integral não é enriquecida? A lei é rigorosa para a farinha refinada, a integral não existe tal rigor, vai de moinho para moinho e por isso que vemos a farinha refinada presente em produtos integrais, já que nem sempre a farinha integral foi enriquecida e também pode ser que não possui a “força” necessária para a produção daquele alimento,é adicionado à farinha refinada. Também porque não existe um PIQ (Padrão de Identidade e Qualidade) para produtos integrais no Brasil, o que deixa em aberto a quantidade de farinha integral presente no produto para cada indústria definir.

Outra observação, sobre produtos feitos de farinha de trigo, é que alguns têm em seus ingredientes melhoradores de farinha, este tem como função adequar a farinha usada ao produto produzido (aumentar ou reduzir a força da farinha). Isso é utilizado pela indústria quando não temos no país farinha de trigo disponível em larga escala para a produção dos alimentos.

Em resumo, os produtos feitos de farinha de trigo, seja refinada ou integral, deverão ser consumidos com moderação, pois são carboidratos e contribuem para o aumento de peso se consumidos em grandes quantidades, mas não deverão ser abolidos da alimentação, a não ser se houver um motivo real de saúde diagnosticado. Também, vimos que a farinha refinada não é totalmente um vilão na nossa alimentação, só deve ser consumida em menor proporção do que a integral.

No próximo post, vamos entender o porquê que alimentos cárneos industrializados têm tanto
sódio. Até lá!

Cleide Zago
Técnica de Alimentos e Bebidas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio da Semana: Sentar e Levantar da Cadeira

Semana nova começando e, com ela, mais uma pequena meta chegando!!!  A ideia do  #focanameta  é que, a cada semana, consigamos inserir metas simples em nosso dia a dia e, desta forma, conseguirmos alcançar nossos objetivos de um jeito leve e constante. Para esta semana eu quero que você faça uma atividade que eu tenho certeza que você já está acostumada, mas agora vai fazer em formato de exercício! Vamos de Senta e Levanta na Cadeira ? Como vai funcionar?  A ideia é sentar e levantar 50 vezes ao dia, todos os dias da semana! Preciso fazer as 50 de uma vez? Claro que não! Você pode dividir pelo seu dia! Posso fazer mais que 50 vezes? Pelo menos 50! Se fizer mais, me conta depois quantos você fez! . O que eu ganho fazendo esta atividade? - Bumbum durinho - Pernas fortes - Calorias eliminadas Vale desafiar uma amiga? Claro que sim! Marque uma amiga nos comentários e chame ela pro desafio. E aí? Todo mundo pronta pra começar?  Qu...

Papo de Profissional: Saiba tudo sobre o Café !

Por Cleide Zago - Técnica de Alimentos e Bebidas O Brasil é o maior produtor de café do mundo, lógico que não como na época do Brasil Colonial, onde Senhores de Fazenda utilizavam mão de obra escrava ou colona e viam-se fazendas de café por todos os cantos, mas ainda estamos no topo da lista de produção. O café, assim como chás e refrigerantes a base de cola (todas as bebidas com cafeína) estão no topo da lista de bebidas mais consumidas no mundo. Como produzimos, é claro que existem várias pesquisas sobre os benefícios e malefícios do consumo da bebida. Tanto que a  Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui o núcleo de estudo 'Café e Saúde' e a revista 'O Café e a Saúde Humana'.  http://www.sapc.embrapa.br/.  Além da Embrapa, existem Universidades e outros Institutos que tem como base de estudo o café. Além da famosa cafeína, o café também tem potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no g...

Papo de Profissional : Sódio: o grande vilão da vez!

Por Cleide Zago - Técnica de Bebidas e Alimentos Não é de hoje que assistimos matérias na TV, lemos em jornais e revistas, acessamos sites e a informação é: excesso de sal faz mal a saúde . Você sabe por que atacam tanto este “vilão” tão bonitinho que encontramos na tabela periódica como Na? Quando consumimos a quantidade de sódio acima do limite recomendado que é de 500 mg/dia. Podemos desenvolver doenças como: hipertensão arterial, problemas renais, arritmia e infarto. Então este é um ótimo motivo para existir este alerta! O Sódio é utilizado na forma de Cloreto de Sódio – NaCl (Sal de cozinha) há mais de 5000 anos, os egípcios utilizavam para manter alimentos conservados, já que o sal desidrata o alimento (característica osmótica) e sem água, micro-organismos como bactérias não se proliferam rapidamente. Somente no século XX foi utilizado como tempero. A questão é que ainda nos dias de hoje, o sódio é extremamente eficiente na conservação, e por isso que alimen...