Por Karina Alvarez Lopes e Aragão - Psicóloga
Pensamentos sabotadores
Pensamentos sabotadores
Durante um grande projeto devemos estar sempre atentas aos nossos pensamentos a fim de identificarmos e cortarmos qualquer pensamento sabotador que possa vir a passar pela nossa mente.
Mas o que são, afinal, pensamentos sabotadores?
São aqueles pensamentos que vêm “do nada” e nos apegamos a eles porque, no primeiro momento fazem sentindo, mas depois que refletimos vemos que inventamos mais uma desculpa.
Quem nunca teve pensamentos do tipo: “Se eu sair SÓ HOJE da dieta, não vai fazer mal”; “Já que eu comi metade do chocolate, dane-se, vou comer a outra metade”; “Não vai fazer diferença se eu não pedalar hoje.”; “Já que eu enfiei o pé na jaca hoje, vou desencanar da dieta o final de semana todo!”.
Esses são só algumas das desculpas que arranjamos para nós mesmas para justificar comportamentos aos quais nos propomos não fazer.
Se você se identificou com essas frases, continue lendo esse texto pois nem tudo está perdido.
Para cada pensamento sabotador, existe uma resposta racional e dentro das metas que traçamos para nós. Por exemplo: “Se eu sair SÓ HOJE da dieta, não vai fazer mal” – Vai fazer mal sim, pq meu dia de sair da dieta é domingo, e não quarta-feira. “Já que eu comi metade do chocolate, dane-se, vou comer a outra metade” – Uma metade ainda é melhor do que a barra inteira.
Enfim, o que eu quero dizer é que, por mais que você tenha se auto-sabotado, SEMPRE é tempo de subir na carroça e retomar a cavalgada.
Eu costumo dizer que não podemos impedir um passarinho de voar, mas podemos impedir que ele faça ninho.
É isso aí, atenção para os pensamentos que podem sabotar nossa reeducação e #focanabalança
Karina Alvarez Lopes e Aragão
Psicóloga
kakaalvarez@gmail.com
Tel: (13) 9712-5752
Comentários
Postar um comentário