Ontem, postamos um texto muito explicativo de nossa colaboradora Cleide Zago, Técnica de Alimentos e Bebidas, a respeito do Sódio.
Hoje é o dia de prevenção e combate à Hipertensão, doença que é desencadeada, dentre outros fatores, pelo excesso de sal na alimentação.
![]() |
Imagem Retirada da Internet - Revista Shape |
Continuando o assunto sobre Sódio, Cleide hoje nos dá dicas sobre outros tipos de Sal, que não o Iodado, o qual estamos acostumados a usar em nosso dia a dia.
O sal marinho de Guérande (também conhecido por flor de sal) é utilizado por chefes para dar sabor aos pratos, principalmente pescados.
Fonte de potássio, cálcio, cobre, zinco, magnésio e totalmente natural, a condimento é resultado de uma harmoniosa associação entre água do mar, sol e vento.
O melhor do sal é utilizado exclusivamente para apurar a comida, após a preparação. Ou seja não é utilizado para a conservação.
É nutritivo pois o processo de extração é totalmente artesanal e pode ser encontrado em casas de especiarias importadas.
O sal rosa do Himalaia é colhido nos depósitos milenares de sal, quando o mar chegava às montanhas do Himalaia.
A cor vem dos índices elevados de minerais.
Diferentemente dos sais industrializados,são cristais e são recolhidos manualmente, sem sofrer nenhum tipo de refinamento.
São fonte natural de mais de 70 oligoelementos, que estimulam os mecanismos de hidratação, além de ativar a diferenciação celular e favorecer a produção de fatores naturais de hidratação da pele.
Também podem ser encontrados em casas de especiarias importadas.
O sal refinado, ao passar pelo refinamento ele recebe aditivos que depois ficam um percentual nele e com isso perde seus nutrientes, uma boa e mais barata substituição é utilizar o sal marinho.
Agora é muito importante ficarmos atentos quando a questão Cloreto de Sódio, TODOS OS SAIS SÃO RICOS EM CLORETO DE SÓDIO, POIS SÃO SAIS.
A escolha do sal vai ter que ser de acordo com o paladar, financeira e de acesso a ele.
O importante é moderar sempre.
Cleide Zago
Técnica de Bebidas e Alimentos
Comentários
Postar um comentário