Pular para o conteúdo principal

O melhor exercício é aquele que faz bem pra sua alma !

Ontem a noite eu estava muito cansada, cheia, mas cheia mesmo, de preguiça.

Foi um dia muito corrido e estressante, às segundas e quartas meu filho mais velho vai ao Taekwondo logo após a aula, então, já chegamos em casa mais tarde do que o comum.

Ai eu olhei o relógio, amamentei o bebezinho, fui me trocar e depois sentei no sofá e fiquei.

Parei uns 10 minutos pensando se iria mesmo ou não sair hoje para pedalar.

Tentei achar alguém pra ir comigo mas todo mundo ocupado e só eu disponível pra sair.

Eu estava tão irritada com o meu dia estafante que por pouco não fiquei em casa. E ainda bem que não fiquei, se tivesse desistido de pedalar, provavelmente eu ia procurar algo pra comer e com certeza acabaria me arrependendo depois.

Sai com a bike, ainda com aquele aperto no peito, sensação esquisita e fui seguindo o caminho que faço sempre.

Quando cheguei na avenida da praia, como num passe de mágica*, eu já estava respirando mais calmamente e o aperto no meu peito tinha ido embora.

* Passe de mágica = à liberação de endorfina, hormônio que dá a sensação de bem-estar e relaxamento e de serotonina e norepinefrina, antidepressivos naturais.*

Continuei a pedalada e aproveitei para organizar meus pensamentos, traçar metas para a empresa, estruturar mentalmente meu dia amanhã e isso me fez tão bem.

Parei para tomar uma água de coco, olhar a paisagem e no final das contas, em 1 hora consegui percorrer 14 km !

Acho que todo mundo deveria aproveitar o exercício como o momento para cuidar de sua mente, muito mais do que cuidar de seu corpo.

A nossa mente é responsável por tudo aquilo que aparece em nosso corpo, seja bom ou seja ruim.

Quando a gente se exercita sozinho, tem tempo para raciocinar sobre assuntos que, na correria do dia a dia, não conseguimos. A auto análise nesses momentos pode ser incrivelmente proveitosa !

Se estivermos em grupo, as idéias se organizam melhor e novas idéias e experiências podem fazer você mudar de opinião ou ainda melhorar seu posicionamento com relação ao assunto x ou y.

Além do que, se estamos com mais alguém, uma puxa a outra, uma leva a outra a buscar ainda mais o seu limite pessoal.

Voltei pra casa calma, sim, tranquilissima, nem parecia a mesma mulher que saiu soltando fogo pelas ventas.

Cheguei e Miguel tinha acabado de acordar e estava chorando já querendo que eu o amamentasse novamente. 

Se eu tivesse ficado em casa, não estaria com muita paciência e provavelmente ficaria irritada com o chorinho dele (que durante o dia bateu recordes de frequência sem motivo aparentev- acho que o dente vai nascer).

Mas não ! Eu estava tão, mas tão calma e satisfeita de ter completado minha atividade física do dia que eu o coloquei em meu colo e fiquei acalentando ele, até que ele se acalmasse e aí sim ele mamou tranquilo até dormir outra vez.

Acho que deveríamos prestar atenção nisso também !

Tem muitos momentos que a maternidade acaba nos sufocando. 

A maioria de nós, acha que aquela fase (seja ela cólicas, nascimento dos dentes, picos de crescimento, etc) não vai acabar nunca. 

Com isso vamos nos frustrando e a às vezes, inconscientemente, nos irritando com o que deveria ser mais fácil de se levar.

Procurar uma válvula de escape pode fazer destes momentos um obstáculo não tão grande assim de se superar.

O meu "escape" é cuidar de mim. 

Mens sana in corpore sano e #focanabalança

Um grande beijo
Lia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio da Semana: Sentar e Levantar da Cadeira

Semana nova começando e, com ela, mais uma pequena meta chegando!!!  A ideia do  #focanameta  é que, a cada semana, consigamos inserir metas simples em nosso dia a dia e, desta forma, conseguirmos alcançar nossos objetivos de um jeito leve e constante. Para esta semana eu quero que você faça uma atividade que eu tenho certeza que você já está acostumada, mas agora vai fazer em formato de exercício! Vamos de Senta e Levanta na Cadeira ? Como vai funcionar?  A ideia é sentar e levantar 50 vezes ao dia, todos os dias da semana! Preciso fazer as 50 de uma vez? Claro que não! Você pode dividir pelo seu dia! Posso fazer mais que 50 vezes? Pelo menos 50! Se fizer mais, me conta depois quantos você fez! . O que eu ganho fazendo esta atividade? - Bumbum durinho - Pernas fortes - Calorias eliminadas Vale desafiar uma amiga? Claro que sim! Marque uma amiga nos comentários e chame ela pro desafio. E aí? Todo mundo pronta pra começar?  Qu...

Papo de Profissional: Saiba tudo sobre o Café !

Por Cleide Zago - Técnica de Alimentos e Bebidas O Brasil é o maior produtor de café do mundo, lógico que não como na época do Brasil Colonial, onde Senhores de Fazenda utilizavam mão de obra escrava ou colona e viam-se fazendas de café por todos os cantos, mas ainda estamos no topo da lista de produção. O café, assim como chás e refrigerantes a base de cola (todas as bebidas com cafeína) estão no topo da lista de bebidas mais consumidas no mundo. Como produzimos, é claro que existem várias pesquisas sobre os benefícios e malefícios do consumo da bebida. Tanto que a  Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui o núcleo de estudo 'Café e Saúde' e a revista 'O Café e a Saúde Humana'.  http://www.sapc.embrapa.br/.  Além da Embrapa, existem Universidades e outros Institutos que tem como base de estudo o café. Além da famosa cafeína, o café também tem potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no g...

Papo de Profissional : Sódio: o grande vilão da vez!

Por Cleide Zago - Técnica de Bebidas e Alimentos Não é de hoje que assistimos matérias na TV, lemos em jornais e revistas, acessamos sites e a informação é: excesso de sal faz mal a saúde . Você sabe por que atacam tanto este “vilão” tão bonitinho que encontramos na tabela periódica como Na? Quando consumimos a quantidade de sódio acima do limite recomendado que é de 500 mg/dia. Podemos desenvolver doenças como: hipertensão arterial, problemas renais, arritmia e infarto. Então este é um ótimo motivo para existir este alerta! O Sódio é utilizado na forma de Cloreto de Sódio – NaCl (Sal de cozinha) há mais de 5000 anos, os egípcios utilizavam para manter alimentos conservados, já que o sal desidrata o alimento (característica osmótica) e sem água, micro-organismos como bactérias não se proliferam rapidamente. Somente no século XX foi utilizado como tempero. A questão é que ainda nos dias de hoje, o sódio é extremamente eficiente na conservação, e por isso que alimen...