Pular para o conteúdo principal

Papo de Fisioterapeuta - Fisioterapia Pós Parto

Por Raquel Vasques Escobar - Fisioterapeuta

O Pós-parto é um período de grandes modificações corporais e psíquicas, principalmente para as mamães de primeira viagem. 

Antes mesmo do nascimento criamos várias expectativas, nos preocupamos, dormimos menos e finalmente chega o grande dia e o nosso tesouro maior nasce.

Deste dia em diante tudo muda e precisamos trabalhar o corpo e a mente para enfrentar de forma harmônica todas essas mudanças.

Compartilho com vocês algumas técnicas que podem nos ajudar após o parto e que você poderá fazer em casa!

Importante: A liberação de exercícios normalmente ocorre após 30 dias nos casos de parto normal e após 45 dias nos partos cesárea, mas, sempre é aconselhável seguir a orientação e liberação de seu médico.

Ansiedade - Reeducação respiratória.

Um sintoma comum no pós-parto é a ansiedade, e com ela deixamos de relaxar e curtir os momentos únicos de cada fase de nosso bebê.

Sempre que possível, aproveite os horários de sono do seu bebe para descansar e fazer alguns exercícios.

Reduzir a ansiedade através do controle da respiração é fácil!

Sente-se no chão com as pernas de “índio”, mantenha a coluna reta, se preferir pode apoiar na parede.

Coloque as mãos sobre a barriga e lentamente encha os pulmões de ar pelo nariz fazendo com que a barriga empurre as suas mãos (conhecida como respiração abdominal), segure por três segundos o ar e solte pela boca lentamente.

Repita por 6 – 10 vezes essa técnica, para auxiliar coloque uma música calma, as músicas orquestradas de bebês são uma ótima dica. 

Você pode colocar no quarto do bebê enquanto ele dorme e aproveitar para exercitar sua respiração.

Levantar da cama

Lembre-se que sua coluna sofreu várias mudanças no decorrer da gestação e que devemos evitar movimentos que a prejudiquem ainda mais. 

Uma dica simples é sempre posicionar-se de lado antes de levantar, colocando as pernas para fora e emburrando o corpo com os braços. 

Desta forma evitamos sobrecargas na região lombar.

Músculos do assoalho pélvico (períneo)

É importante começar os exercícios do assoalho pélvico após 12 horas do parto, para readquirir a força desses músculos tão importantes, o mais rápido possível.

A mãe precisa praticar as contrações 4 ou 5 vezes em intervalos frequentes durante todo o dia. 

Sempre fazendo a contração (como se estivesse segurando o xixi) e relaxando. 

Você também poderá deitar de barriga para cima, dobrar as pernas e colocar uma bola pequena ou travesseiro nos meio das pernas e realizar o movimento de apertar a bola, mantendo por 10 segundos e relaxe, repita o mesmo movimento 20 – 30 vezes ao dia.

Fortalecimento da musculatura abdominal

A involução do útero geralmente termina com cerca de 20 dias, mas os músculos abdominais podem levar 6 semanas para retornar ao estado pré-gestacional e 6 – 8 meses até que a força total retorne.

Inicialmente você deverá realizar apenas contrações abdominais, ou seja, contrair o abdome (encolher a barriga) , manter por 5 segundos e relaxar. 

Faça esse exercício sempre que puder, várias vezes ao dia.

Quer a alimentação do bebê seja no peito ou com mamadeira, a posição adotada para este momento deve ser segura e confortável, desta forma, a mãe evitará esforços e tensões musculares desnecessárias e que repetidas poderão ocasionar dor e desconforto.

Ao escolher a cadeira, preferencialmente com braços e encosto.

  • Sentar o mais para trás da cadeira possível.
  • Colocar almofadas na parte inferior das costas e sentar ereta.
  • Colocar o bebê sobre uma almofada ou travesseiro no colo para aproximá-lo da mamãe.
  • Colocar os pés apoiados, em uma banqueta, por exemplo, para elevar a altura dos joelhos.


Postura para segurar o bebê em pé

Preferencialmente a mamãe deverá segurar o bebê quando em pé sobre um dos ombros, encaixar o bumbum e contrair os músculos da barriga. 

Muitas mães acabam cometendo o péssimo hábito postural de colocar a barriga para frente e criar com a barriga um “banquinho” para o apoio do bebê.

Essa postura é péssima e ainda favorece o relaxamento da musculatura abdominal, criando a famosa barriguinha que não some. 

Além disso, força a coluna lombar ocasionando dores intensas com o passar dos meses. 

Lembrem-se seu bebê ficará cada vez mais pesado e continuaremos dando o famoso colinho de mãe que é uma delícia !!!

Troca de fraldas

O bebê pode ser trocado em uma superfície que seja mais ou menos da altura da cintura, evitando assim que a mulher fique curvada. 

Quando não estamos em casa devemos procurar um local seguro e sempre evitar curvar-se.

Raquel Vasques Escobar
Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Respiratória e Pneumologia
Universidade Federal de São Paulo
CREFITO 78902-F

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio da Semana: Sentar e Levantar da Cadeira

Semana nova começando e, com ela, mais uma pequena meta chegando!!!  A ideia do  #focanameta  é que, a cada semana, consigamos inserir metas simples em nosso dia a dia e, desta forma, conseguirmos alcançar nossos objetivos de um jeito leve e constante. Para esta semana eu quero que você faça uma atividade que eu tenho certeza que você já está acostumada, mas agora vai fazer em formato de exercício! Vamos de Senta e Levanta na Cadeira ? Como vai funcionar?  A ideia é sentar e levantar 50 vezes ao dia, todos os dias da semana! Preciso fazer as 50 de uma vez? Claro que não! Você pode dividir pelo seu dia! Posso fazer mais que 50 vezes? Pelo menos 50! Se fizer mais, me conta depois quantos você fez! . O que eu ganho fazendo esta atividade? - Bumbum durinho - Pernas fortes - Calorias eliminadas Vale desafiar uma amiga? Claro que sim! Marque uma amiga nos comentários e chame ela pro desafio. E aí? Todo mundo pronta pra começar?  Qu...

Papo de Profissional: Saiba tudo sobre o Café !

Por Cleide Zago - Técnica de Alimentos e Bebidas O Brasil é o maior produtor de café do mundo, lógico que não como na época do Brasil Colonial, onde Senhores de Fazenda utilizavam mão de obra escrava ou colona e viam-se fazendas de café por todos os cantos, mas ainda estamos no topo da lista de produção. O café, assim como chás e refrigerantes a base de cola (todas as bebidas com cafeína) estão no topo da lista de bebidas mais consumidas no mundo. Como produzimos, é claro que existem várias pesquisas sobre os benefícios e malefícios do consumo da bebida. Tanto que a  Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui o núcleo de estudo 'Café e Saúde' e a revista 'O Café e a Saúde Humana'.  http://www.sapc.embrapa.br/.  Além da Embrapa, existem Universidades e outros Institutos que tem como base de estudo o café. Além da famosa cafeína, o café também tem potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no g...

Papo de Profissional : Sódio: o grande vilão da vez!

Por Cleide Zago - Técnica de Bebidas e Alimentos Não é de hoje que assistimos matérias na TV, lemos em jornais e revistas, acessamos sites e a informação é: excesso de sal faz mal a saúde . Você sabe por que atacam tanto este “vilão” tão bonitinho que encontramos na tabela periódica como Na? Quando consumimos a quantidade de sódio acima do limite recomendado que é de 500 mg/dia. Podemos desenvolver doenças como: hipertensão arterial, problemas renais, arritmia e infarto. Então este é um ótimo motivo para existir este alerta! O Sódio é utilizado na forma de Cloreto de Sódio – NaCl (Sal de cozinha) há mais de 5000 anos, os egípcios utilizavam para manter alimentos conservados, já que o sal desidrata o alimento (característica osmótica) e sem água, micro-organismos como bactérias não se proliferam rapidamente. Somente no século XX foi utilizado como tempero. A questão é que ainda nos dias de hoje, o sódio é extremamente eficiente na conservação, e por isso que alimen...