Por Silvia Marques de Lima - Nutricionista
No post de hoje iremos conhecer um pouco sobre a chia, uma semente encontrada no Sul do México, contém vários nutrientes e uma grande aliada da dieta.
Esta semente é rica em fibras e ômega-3 e com isso promove uma desintoxicação no organismo.
As fibras, por sua vez, auxiliam o trânsito intestinal evitando a prisão de ventre.
Além disso, proporcionam saciedade, pois no estômago quando entram em contato com líquido formam uma espécie de “gel” que dilata o mesmo e auxiliam no emagrecimento.
Já o ômega-3 é uma gordura do bem e amigo do nosso coração, afastando as doenças cardiovasculares e combatem a inflamação do organismo, entre outras funções.
Outra vantagem ao consumir a chia: é ótima para quem faz atividade física, pois é fonte de proteínas e ajudam na manutenção e reconstrução muscular.
Mas, CUIDADO, essa semente é calórica com seu consumo abusivo e exagerado.
E para quem busca a perda de peso, o ideal é consumir 25g por dia (mais ou menos 1 colher de sobremesa).
Como incluir na alimentação?
A chia pode ser encontrada em diferentes formas:
- GRÃO: é uma das formas mais acessíveis de utilização, além de preservar as propriedades nutricionais intactas. Pode-se incluir em sopas, bolos, iogurtes, sucos, saladas e frutas.
- ÓLEO: nesta forma o teor de fibras fica comprometido, porém é bem utilizado como tempero de saladas e adicionar em sopas.
- FARINHA: fonte de ômega-3, fibras e proteínas, podem ser adicionados em vitaminas, tortas, bolos, entre outras receitas.
Depois de conhecer todos esses benefícios e sua forma de utilização, não podemos esquecer que a chia não é uma semente MILAGROSA e que apesar de todas essas maravilhas que trazem ao nosso organismo, devemos introduzí-la em nossa alimentação sempre enriquecendo nutricionalmente à manter o equilíbrio de nossas refeições.
#focanabalança #focanachia
Silvia Marques de Lima
Nutricionista
Legal! Vou procurar usar. Ei, parece com linhaça, não? Tirando a parte em que vira gel no estômago, os outros benefícios me parecem os mesmos. Ou estou errada?
ResponderExcluir